Audiência pública debate Base Nacional e Reforma do Ensino Médio na Assembleia
Nesta quinta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre espaço para profissionais da educação e demais interessados debaterem propostas que tramitam no Congresso Nacional. Por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), 2º secretário da Casa de Leis, será realizada a partir das 13h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, a audiência pública “A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quinta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre espaço para profissionais da educação e demais interessados debaterem propostas que tramitam no Congresso Nacional. Por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), 2º secretário da Casa de Leis, será realizada a partir das 13h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, a audiência pública “A Reforma e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio no Centro das Atenções – Reflexões e Criticas”.
A reunião, aberta ao público geral e à imprensa, é considerada pelo deputado Amarildo Cruz como de “extrema importância”. “É um debate importante para toda a sociedade, porque objetiva o aprofundamento das discussões sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional de mudanças no Ensino Médio do País”, argumentou. Para ele, essas mudanças prejudicam a educação, pois “retiram investimentos, visando à privatização do ensino público de qualidade”, disse.
Em entrevista à assessoria do deputado Amarildo, a presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Sueli Veiga, pontuou os perigos das reformas à educação pública do País. “O ensino médio passa a ter como disciplina obrigatória apenas o Português e a Matemática e as demais disciplinas vão se dissolver nas chamadas áreas de conhecimento, que ainda não sabemos como vai ficar”, falou.
Embora as audiências não tenham caráter deliberativo, elas são essenciais para que os membros do Conselho Nacional de Educação elaborem um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro e os desafios a serem enfrentados para a construção de uma educação de qualidade como direito de todos.
Para aprofundar o assunto e contribuir para os debates, foram convidados os professores Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Maria Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A Base foi entregue pelo MEC ao CNE em abril deste ano. Agora, o documento está na última fase de debates públicos, por meio das audiências. A previsão é que ele seja debatido até o fim de 2018. (Assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.