Aquidauana tem 30 famílias desabrigadas; Defesa Civil monitora MS

Nível do rio Aquidauana pode atingir estado de emergência ainda nesta terça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nível do rio Aquidauana pode atingir estado de emergência ainda nesta terça

Com a chuva ininterrupta desde a madrugada desta terça-feira (20), a Cedec (Coordenação Estadual da Defesa Civil) está monitorando algumas áreas do interior do Estado que foram afetadas. Entre as áreas de atenção está a cidade de Aquidauana, que já contabiliza cerca de 30 pessoas desabrigadas. Outras áreas monitoradas são de Anastácio, Miranda, Bonito, Jardim e Coxim.

Em Aquidauana, o nível do rio chegou a 7,4 metros às 10:00, gerando um estado de alerta na região. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Bitencourt, há equipes da coordenadoria municipal e do Corpo de Bombeiros atuando na cidade para retirar os ribeirinhos das áreas de risco. “Tem famílias que estão sendo retiradas”, disse.

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta sobre a possibilidade do nível do rio Aquidauana atingir o estado de emergência nas próximas horas. Nas últimas 24 horas, caíram 153 milímetros de chuva. Com 8 metros, é considerado situação de inundação. “Ele [rio] está subindo. Não atingiu ainda 8 metros, mas já está atingindo casas”, explicou Bitencourt.

Outra área monitorada é a cidade de Jardim. Na região, a força da correnteza comprometeu a estrutura da ponte de concreto sobre o Rio dos Velhos, que foi interditada pela Prefeitura.

Bonito

Conforme a defesa civil municipal de Bonito, as chuvas fortes causaram estragos nas áreas urbana e rural porque o sistema de drenagem não consegue suportar a força das águas. Há registro de alagamentos em vários pontos do município. Mesmo com esses casos, o coordenador da Defesa Civil Estadual informou que não há relatos de desabrigados até o momento.

Na manhã desta terça-feira, o córrego Bonito transbordou e deixou vários moradores da cidade ilhados, impedindo o acesso de motocicletas e carros de passeio. O coordenador da Defesa Civil do Município informou que na última noite até esta manhã, o acumulado de chuva chegou a 245 milímetros.

Inundação BR-262

Na manhã desta terça-feira, as fortes chuvas em Aquidauana provocaram a interdição total da BR-262, no km 461. Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trafego foi interrompido por conta do alagamento do córrego de Dois Irmãos, que invadiu a pista.Aquidauana tem 30 famílias desabrigadas; Defesa Civil monitora MS

Chuvas

De acordo com coordenador da Defesa Civil do Estado, as chuvas ultrapassaram a média história do mês na maioria dos municípios.

Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a previsão é de chuva forte durante toda a semana. Ainda para esta terça-feira, todo o Estado está sob o alerta para o risco de tempestades com raios, queda de granizo, vendaval e chuva intensa. 

Conteúdos relacionados