Após fechamento por superlotação, pronto-socorro do HU reabre na segunda-feira
Sem receber novos pacientes desde quinta-feira (16), o pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) vai reabrir na próxima segunda-feira (20). A direção do hospital havia decido suspender a entrada de novos pacientes por 15 dias, devido à superlotação e dificuldade em atender à população. O hospital chegou a encaminhar à Secretaria de Estado de Saúde, ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sem receber novos pacientes desde quinta-feira (16), o pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) vai reabrir na próxima segunda-feira (20). A direção do hospital havia decido suspender a entrada de novos pacientes por 15 dias, devido à superlotação e dificuldade em atender à população.
O hospital chegou a encaminhar à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.
A unidade tem capacidade para 26 pacientes, mas abrigava 67. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas. O impacto do fechamento também sobrecarregou a Santa Casa.
“Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.
Após uma reunião para discutir o problema, ficou acordado que o PAM (Pronto Atendimento Médico) será reaberto a partir das 7 horas e atenderá exclusivamente pacientes regulados, ressalvados casos urgentes com risco de morte.
Também ficou decidido que a Sesau deverá enviar ao hospital, ao MPF e ao MPE relatórios diários com nomes e senha do Sistema de Regulação dos pacientes encaminhados tanto ao PAM do HU quanto ao Hospital Regional Rosa Pedrossian e Santa Casa.
O Município também deverá disponibilizar um servidor para realizar conferência diária de nomes de pacientes regulados ao pronto-socorro. Com a nova dinâmica de atendimento, o hospital passará a receber apenas usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) devidamente regulados. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (17).
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro se distrai filmando paisagem, bate em carreta e morre na BR-267
- Empresa responsável pelo transporte de Duke alega que tutora não mencionou uso de calmante
- À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo
- Motociclista fura semáforo, bate em carro na Afonso Pena e é arremessado a 6 metros
Últimas Notícias
TJD-MS mantém suspensão, mas determina novas eleições na FFMS dentro de 20 dias
Comissão Eleitoral deverá convocar novas eleições e realizar votação dentro do prazo estipulado pelo pleno
Irmão de autor de atentado diz que ele se ‘deixou levar pelo ódio’
Emocionado, o irmão contou que não mantinha contato com Francisco Wanderley
Motociclista bêbado envolvido em acidente na Coronel Antonino não aguentava ficar de pé
O ciclista sofreu escoriações mas não precisou ser levado para atendimento
Vini Jr perde pênalti, Brasil mostra futebol instável e empata com Venezuela nas Eliminatórias
Raphinha inaugurou o marcador em cobrança de falta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.