Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após fechamento por superlotação, pronto-socorro do HU reabre na segunda-feira

Sem receber novos pacientes desde quinta-feira (16), o pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) vai reabrir na próxima segunda-feira (20). A direção do hospital havia decido suspender a entrada de novos pacientes por 15 dias, devido à superlotação e dificuldade em atender à população. O hospital chegou a encaminhar à Secretaria de Estado de Saúde, ao […]
Arquivo -

Sem receber novos pacientes desde quinta-feira (16), o pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) vai reabrir na próxima segunda-feira (20). A direção do hospital havia decido suspender a entrada de novos pacientes por 15 dias, devido à superlotação e dificuldade em atender à população.

O hospital chegou a encaminhar à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.

A unidade tem capacidade para 26 pacientes, mas abrigava 67. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas. O impacto do fechamento também sobrecarregou a Santa Casa.

“Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.

Após uma reunião para discutir o problema, ficou acordado que o PAM (Pronto Atendimento Médico) será reaberto a partir das 7 horas e atenderá exclusivamente pacientes regulados, ressalvados casos urgentes com risco de morte.

Também ficou decidido que a Sesau deverá enviar ao hospital, ao MPF e ao MPE relatórios diários com nomes e senha do Sistema de Regulação dos pacientes encaminhados tanto ao PAM do HU quanto ao Hospital Regional Rosa Pedrossian e Santa Casa.

O Município também deverá disponibilizar um servidor para realizar conferência diária de nomes de pacientes regulados ao pronto-socorro. Com a nova dinâmica de atendimento, o hospital passará a receber apenas usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) devidamente regulados. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (17).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Criadores de gado minimizam crise e acusam frigoríficos de ‘má-fé’ para baixar preço do boi

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

Surto de sarampo na Bolívia pode chegar em MS? Entenda a situação

israel

Israel ataca sul da Síria após minorias entrarem em conflito e governo local enviar tropas

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

tereza celulose carne trump

Tereza Cristina diz que não existe mercado no Brasil para carnes exportadas para os EUA

Últimas Notícias

Política

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

O governador paulista tem mobilizado esforços para atuar na mediação de diálogo dos setores afetados com o governo brasileiro

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

Foi possível ver a fumaça a quilômetros de distância do local

Cotidiano

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Além das interdições, 23 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”

Esportes

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

A corrida contará com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu e alunos da academia da Polícia Militar