Quem acessou o Facebook nos últimos dias deve ter percebido um alerta do site para o prazo final da regularização do título de eleitor, que encerra na próxima quarta-feira (9).

O anúncio leva o usuário direto para uma página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com informações sobre como fazer para regularizar o título. Entretanto, alguns usuários ao acessarem o link, encontraram a página fora do ar.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, o site do Tribunal está apresentando problemas devido ao “grande volume de acessos simultâneos, os quais sobrecarregam os sistemas integrados ao Portal”.

Ainda conforme o Tribunal, os anúncios no Facebook foram “fruto de uma parceria institucional entre ambos, totalmente gratuita”, para reforçar o prazo final para regularização das pendências com a .

O Tribunal afirma que já têm equipes técnicas trabalhando para resolver os problemas no site. Além do Facebook, o órgão informa que trabalha com anúncios no Twitter e outras redes sociais para alcançar os eleitores.

Regularização do título

Para saber se seu título está regularizado, você pode acessar diretamente o site do TSE e informar seus dados. A situação “irregular” significa que o eleitor ficou mais de três eleições sem votar, ou faltou às urnas sem justificativa.

Para se regularizar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, com documento oficial de identificação, além de original e comprovante de residência atualizado. Somente quem se regularizar poderá votar em outubro.

Em , é possível fazer o procedimento no CAE (Central de Atendimento ao Eleitor), no Parque dos Poderes, no Cijus (Centro Integrado de Justiça), e nos Fáceis Guaicurus, General Osório e Aero Rancho.