Pular para o conteúdo
Cotidiano

Além de sistema presencial, CCZ também quer agendar castrações pela internet

Mesmo com boa aceitação de agendamento presencial, CCZ também quer que agendamentos ocorram pela internet e estuda lacunas que possam surgir.
Arquivo -

A Prefeitura Municipal de , por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) detalhou que estuda, no momento, um sistema de agendamento on-line para o serviço de castração gratuito desempenhado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Capital.

De acordo com a Sesau, o sistema está sendo desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), que reformula um modelo pré-existente que tinha recursos atualmente superados, como forma de reduzir os custos da elaboração de um sistema on-line “do zero”, por assim dizer.

A pasta destaca que pretende entregar o sistema de agendamentos o mais breve possível, mas que também elabora uma estratégia a fim de que o agendamento presencial, adotado desde o último dia 20, seja mantido.

“A experiência do agendamento presencial foi extremamente positiva e houve demanda para que, mesmo com o sistema de agendamento pela internet, o modo presencial seja mantido, já que restringir os agendamentos somente a um modelo on-line deixaria sem acesso ao serviço parte da população carente, principal público alvo das castrações gratuitas de felinos”, traz nota.

À frente das revindicações de políticas para o bem-estar animal no legislativo municipal, o vereador Veterinário Francisco (PSB) confirma as informações da Sesau. Ele destacou que está a par dos estudos e que provavelmente o CCZ fará algum tipo de cadastro social, a fim de garantir que a população carente seja contemplada.

“São questões que precisam ser resolvidas, já que até mesmo no agendamento presencial notamos que pessoas de diferentes segmentos socioeconômicos compareceram. O agendamento presencial deve ser mantido, ainda, pelo menos por 90 dias, mas a Prefeitura espera contornar essa questão do acesso da população carente”, explica.

Além da questão do acesso, outro problema que poderá surgir com o agendamento on-line é o aumento de uma demanda reprimida, que resultará em castrações muito distantes da data de agendamento, já que mensalmente as vagas continuarão sendo 600. “Acreditamos que com o sistema, as vagas de um ano sejam rapidamente preenchidas e as pessoas acabem tendo que esperar muito pelo serviço”, conclui a nota.

Agendamento presencial

Além de sistema presencial, CCZ também quer agendar castrações pela internet
Teve quem chegasse antes das 5 horas para conseguir uma das 600 vagas no CCZ. (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Para garantir no processo de agendamento das castrações, executadas gratuitamente pelo poder público, o CCZ passou a adotar, desde o último dia 20, o agendamento presencial em detrimento do telefônico. Mensalmente, o centro disponibiliza 600 vagas de castração voltadas a felinos, dentro de um programa municipal do controle populacional de animais. Na ocasião, o pátio do CCZ ficou lotado e teve gente que madrugou, mas cidadãos elogiaram a mudança da estratégia.

Para conseguir uma vaga, o candidato precisa comparecer à sede do CCZ (Avenida Senador Filinto Müler, 1601 – Vila Ipiranga, próximo ao Lago do Amor) a partir das 7h do dia 20 de cada mês ou do dia útil subsequente, munido com documento com foto e comprovante de endereço. Cada proprietário pode agendar a castração de apenas um animal. Caso o gato não seja microchipado, o tutor deverá pagar uma taxa de R$ 15, referente a implantação do microchip, que possibilita o reconhecimento do animal.

No data agendada, o proprietário deve levar o animal entre 15h e 19h30 e resgatá-lo no dia seguinte, após às 15h. O animal castrado sai microchipado, vacinado contra Raiva e com uma receita com medicações que devem ser administradas, além de outras orientações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Últimas Notícias

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos