Centenas de donos de gatos amanheceram na fila em frente ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na manhã desta quarta-feira (20) para garantir uma senha para fazer a castração gratuita do animal. Hoje foi o primeiro dia de agendamento presencial desde que o CCZ anunciou nova estratégia para o agendamento de castrações de felinos em Campo Grande. O que era feito por telefone, passa a ser presencial no prédio do CCZ. Apesar da fila, os moradores elogiaram a mudança.
O agendamento da castração é feito todo dia 20 do mês, mas só nesta quarta o motorista Sidnei de Queiroz, de 40 anos, conseguiu marcar a castração do gatinho Dengo. Signei madrugou na fila, mas está feliz por ter conseguido agendar a cirurgia após cinco meses de tentativas pelo telefone. “Eu cheguei aqui 4h40, foi tudo bem organizado e 7h20 eu já estava saindo do CCZ. Eu achei muito bom isso aqui porque mesmo com fila, pelo menos você tem a certeza de que vai conseguir”, diz.
Ao todo, são distribuídas 600 senhas e as castrações serão agendadas no mês de julho. Os donos dos felinos devem comparecer ao local com CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e comprovante de residência. O CCZ permite a castração de um animal para cada CPF durante o mês.

A esteticista Odileuza Ferreira Dualibe, de 38 anos, é protetora de animais e já tem 10 gatos castrados em casa e pretende castrar mais 10 felinos resgatados da rua. Ela chegou no CCZ por volta das 8 horas e pegou a senha de número 508.
Para a esteticista, que já passou um dia inteiro pendurada no telefone à espera do agendamento, mesmo com a fila grande, há vantagem na transparência do serviço. “Pelo menos agora a gente vê que a vaga está sendo ocupada. Eu acho que tem que ser assim, eu nunca conseguia por telefone e a gente achava que essas vagas eram contadas, vendidas para ONGs ou protetores”, diz.

A enfermeira Carla Regina Meirelles, de 43 anos, chegou por volta das 7h40 para enfrentar a fila e conseguiu a senha de número 175. “Tenho um único animal, na hora que cheguei já tinha bastante gente. Por telefone era muito difícil e hoje parece que vou conseguir”, comemora.
Além do agendamento da castração, os tutores de animais receberam uma guia de pagamento no valor de R$ 15 para o registro dos felinos por meio de um microchip. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o microchip serve para que caso o cão ou gato seja abandonado ou encontrado em via pública. “Assim ele pode ser trazido ao CCZ, nós identificamos seu proprietário através do número do microchip, que ao ser inserido no sistema nos informa todos os dados do guardião”.