Foi possível diminuir em 15 minutos o tempo do voo

O voo com órgãos captados de um jovem de 17 anos em Dourados, cidade a 228 quilômetros de Campo Grande, nesta quarta-feira (11) foi o primeiro dentro das novas rotas do espaço aéreo brasileiro, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira). Com as novas rotas, foi possível diminuir em 15 minutos o tempo do voo.Voo com órgãos de Dourados a SP foi o 1º de novas rotas aéreas, diz FAB

Ainda segundo a FAB, a implementação é chamada de Navegação Baseada em Performance realizada pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A medida permitirá a redução do tempo de voo no país e impactará em cerca de 300 mil voos por ano.

Com isso há a redução dos tempos de viagem, diminuição no consumo de combustível e, consequentemente, os custos de voo. 

De acordo com os cálculos do Subdepartamento de Operações do Decea, a redistribuição dessas “estradas do céu” reduzirá o consumo de combustível das aeronaves em 2 mil toneladas por ano. 

A Força Aérea informou que a redistribuição das rotas vai alcançar cerca de 1,8 milhão de Km2 de espaço aéreo brasileiro, onde foram realizados mais de 300 novas Cartas Aeronáuticas (mapas aéreos), com os novos caminhos. Com isso, será possível diminuir aproximadamente 1430 Milhas, o equivalente a 2.650 Km.