TJ cria escritório de processos para modernizar gestão
Metodologia já é utilizada em outros tribunais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Metodologia já é utilizada em outros tribunais
O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) quer modernizar a gestão interna, envolvendo procedimentos e funcionários. Agora, o Tribunal vai utilizar a metodologia BPM (Business Process Management), Gerenciamento de Processos de Negócio, em tradução livre. A metodologia cria sistemas e padrões que organizam as ações dentro de entidades ou empresas, possibilitando mais organização, rapidez e até economia. A mudança é simbolizada pela criação do Escritório de Processos, unidade dentro do Tribunal que vai acessorar as equipes do Tribunal.
As mudanças foram anunciadas no Diário da Justiça do dia 23, por meio da Portaria nº 1.070, de 20 de fevereiro de 2017. O TJ-MS explica que a medida “está de acordo com o Plano Estratégico 2015-2020 do PJMS dando efetividade ao objetivo de ser eficiente nas rotinas e trabalhos administrativos”.
Como funciona
O Escritório de Processos será vinculado à Coordenadoria de Racionalização e Projetos Estratégicos da Assessoria de Planejamento do TJMS. O local deve acompanhar as atividades do tribunal, de forma que sejam mais padronizadas e que sejam mais divulgadas entre a estrutura interna. A economia, conforme explicou a assessoria do TJ, pode vir da própria organização. Isso porque, em uma situação que envolve a necessidade de admissão de um novo profissional no Tribunal, por exemplo, a divulgação da estrutura da entidade de forma organizada pode indicar que o local já tenha alguém que realize a mesma função.
O choque de gestão, para simplificar, auxilia intituições e empresas com muitas divisões e funcionários. O responsável pelo Escritório de Processos, conforme a portaria, deverá cumprir o requisito “mínimo” de formação em capacitação básica em gestão por processos”.
Algumas das funções do escritório devem ser “propor a divulgação de ações, iniciativas e resultados através do Portal da Estratégia; gerir o Portfólio de Projetos de Melhoria de Processos de Trabalho; articular a implantação de melhorias nos processos com as áreas competentes; divulgar, permanentemente, o desempenho dos indicadores de processos para o público interno e prestar apoio e assessoramento técnico aos gestores institucionais e às equipes de trabalho de processos”.
A metodologia BPM cria uma espécie de organograma que permite visualizar os procedimentos e fases de todo o trabalho do tribunal. “Diante do aumento da exigência de qualidade nos serviços públicos por parte da sociedade e do foco em melhoria de gestão que o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e órgãos de controle externo como o TCU, as organizações públicas devem buscar sempre avançar mais rápido em direção à excelência”, explica a portaria.
Foi adotada a metodologia BPM (Business Process Management); uma forma de visualizar as operações da organização que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas.
“O Tribunal de Justiça, por intermédio do projeto Redesenho das Rotinas de Trabalho do PJMS, desenvolvido pela Assessoria de Planejamento (ASPLAN) em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), capacitou servidores de 11 áreas administrativas, no período de julho a dezembro de 2016. O treinamento, realizado pela empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática Ltda, proporcionou conhecimentos em modelagem de processos com o objetivo de melhorar as rotinas de trabalho, alcançando, consequentemente, resultados mais expressivos”, explicou a assessoria do Tribunal.
A metodologia BPM já é utilizada em diversos Tribunais de Justiça e em Instituições como o TCU (Tribunal de Contas da União.
Notícias mais lidas agora
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem é baleado na perna após desconhecido invadir festa no Jardim Presidente
Vítima foi atingida na coxa e socorrida por amigos até unidade de saúde
Campo Grande tem dez trechos interditados neste sábado; confira
A maior parte das interdições ocorrem devido a eventos natalinos
Marcado por extremos, 2024 foi alerta sobre impacto de mudanças climáticas em MS
A falta de chuva e o volume intenso também foram destaques no monitoramento e na necessidade de políticas públicas diante dos extremos
Sábado tem 27 voos previstos para chegar e sair no Aeroporto de Campo Grande
Voo previsto para sair em direção à Brasília, foi cancelado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.