Sem recursos, Cândido Mariano vai fechar 10 leitos de UTI Neonatal
Diretoria afirma que leitos serão fechados no dia 17
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diretoria afirma que leitos serão fechados no dia 17
A Maternidade Cândido Mariano irá encerrar o atendimento de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal destinados pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O motivo alegado é a falta de repasses de recursos por parte da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O Jornal Midiamax teve acesso a um documento enviado pela diretoria do hospital à médica que dirige a UTI, Dra. Maria Cláudia, no qual o diretor técnico Daniel Gonçalves de Miranda, comunica o encerramento dos leitos, que serão fechados a partir do dia 17 de julho.
“Portanto, a partir desta data, não deverão ser mais admitidos nesta unidade novos recém-nascidos a partir de então, os não habilitados do SUS devem ser desativados”, afirma o documento.
Os leitos a serem fechados são destinados a bebês que nascem não apenas na unidade, mas em outros hospitais da Capital e até do interior.
No final de junho, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) mediou uma tratativa entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e a SES (Secretaria Estadual de Saúde), quando as duas haviam firmado compromisso de enviar novo contrato até setembro.
Repasses do governo
Ainda assim, a Sesau afirma que não há informações sobre os repasses do governo de Mato Grosso do Sul, e que a questão ‘deve ser avaliada’.
“Entretanto, as ‘consequências’ da suposta desativação de 10 leitos de UTI SUS da Maternidade por falta de pagamento pelo Governo do Estado, ainda precisam ser avaliadas. A prefeitura, inclusive, já tem conversado com a direção da maternidade levando a preocupação sobre essa questão”, afirma.
Campo Grande tem, hoje, pelo SUS, 34 leitos de UTI Neo-natal. Além da Cândido Mariano, oferecem o serviço o Hospital Universitário, Hospital Regional e Santa Casa.
Impasse
Um dos repasses realizado pelo Estado para a Maternidade Cândido Mariano havia sido suspenso desde fevereiro de 2017 pois foi identificado que o hospital não teria cumprido metas estabelecidas em contrato. A entidade apresentou no dia 2 de junho um planejamento administrativo referente às metas não cumpridas pela maternidade.
No dia 5 de junho os repasses foram pagos, porém a maternidade manteve a decisão de fechar os 10 leitos. “A maternidade está com déficit e mesmo que o pagamento dos repasses seja regularizado, não teremos como manter os leitos sem a revisão da contratualização com o estado e com o município”, explicou o diretor técnico da Maternidade Cândido Mariano.
O MPE-MS informa também que a promotora se manifestou pela necessidade de o Governo do Estado cumprir com o Termo de Fomento celebrado com a Maternidade Cândido Mariano. Ou seja, os repasses financeiros devem ser mantidos para a preservação dos serviços de UTI Neonatal.
De acordo com Miranda, o contrato vence em setembro e a revisão dos valores é esperada para esta data. Neste período os leitos serão mantidos. Ele afirma ainda que não há informações de valores para o reajuste.
O Jornal Midiamax consultou a SES, por meio da assessoria de imprensa, mas ainda não obteve resposta.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Seis pessoas ficam feridas após acidente entre três carros na BR-376 em MS
Vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros na noite desse sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.