Condição de neutralidade teria favorecido mês com mais chuvas

O mês chegou ao fim com altos índices de chuva. Conforme as informações do meteorologista Natálio Abrahão, da Estação Meteorológica da Uniderp, 2017 teve um volume acima do esperado para o mês, sendo um maio úmido, quando neste período o comum é ter queda nos volumes de chuva. 

De acordo com o relatório, as informações disponíveis até o dia 29 deste mês mostram que no estado o esperado de chuva era 101 milímetros, mas choveu 123, sendo o maio mais úmido e chuvoso registrado desde 2009. 

A explicação é a condição de neutralidade, sem a influência dos fenômenos El Niño e El Niña que interferem diretamente na regularidade das chuvas. 

Das 24 cidades avaliadas pela Estação Meteorológica da Uniderp, 19 ficaram acima da média esperada para este mês. Sem estiagem, maio é o mais chuvoso desde 2009

Na Capital, o volume de chuva esperado era de 90 milímetros, mas foram registrados 103, um número que supera em 14% o índice histórico. 

Previsão 
A partir desta quarta-feira (31), uma frente fria chega ao estado e derruba as temperaturas em todas as regiões. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a provável mínima do ano pode chegar aos 5°C na sexta-feira (2) com possibilidade de geada nas regiões sul e sudeste.