Prefeitura admite atraso na entrega de kit escolar e investiga processo de licitação
Além disto, há a possibilidade de redução na distribuição de materiais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além disto, há a possibilidade de redução na distribuição de materiais
A Prefeitura de Campo Grande, embora alegando um esforço vigoroso para escapar de uma falha municipal que ocorre de 2013 para cá, pode atrasar a entrega de materiais escolares e os uniformes dos cerca de 100 mil alunos da rede municipal, cujas aulas começam no dia 6 de fevereiro.
O motivo da demora é o mesmo enfrentado pelas gestões passadas: complicações no processo licitatório que define as empresas fornecedoras. A concorrência foi suspensa um dia antes do anúncio das empresas vencedoras, marcada para ao dia 28 de dezembro do ano passado.
Discórdias acerca das normas licitatórias provocaram o cancelamento, despachado tanto pela prefeitura, quanto pelo Tribunal de Contas do Estado, o TCE-MS.
O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Larcerda, disse que a Prefeitura deflagrou o que chamou de uma ‘operação de guerra’ para garantir a distribuição dos materiais escolares, contudo, admitiu o atraso. Ano passado, a gestão de 2016 concluiu a distribuição dos materiais escolares em agosto, já no segundo semestre.
“Estamos buscando alternativas práticas, rápidas, eu, particularmente acho que vamos conseguir. Mas, a concorrência foi suspensa para análise e isso gera incerteza no cumprimento do prazo”, disse Lacerda. Na gestão ainda do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), o motivo do atraso ocorreu porque algumas empresas da concorrência discordaram das normas aplicadas na disputa.
O secretário informou também que a prefeitura pode anular a licitação em curso, suspensa, e promover outra concorrência. Neste caso, a demora na entrega dos materiais aos alunos seria quase certa, dado o trâmite da disputa, que demanda tempo, um, dois, até três meses.
No entanto, segundo Lacerda, o município pensa em meios para encurtar o prazo, ou seja, adquirir os kits e uniformes por outros mecanismos, caso promova nova licitação.
Antônio Lacerda revelou ainda que o município pode reduzir a quantidade de materiais escolares neste início de ano. “Enfrentamos dificuldades financeiras, enxugamento tanto interno como externo, por isso há essa possibilidade”, afirmou o secretário.
INVESTIGAÇÃO
Lacerda revelou também que a procuradoria jurídica do município vai investigar denúncia contra uma empresa que está entre as concorrentes pela distribuição dos materiais escolares. Trata-se da Brink Mobil Equipamentos Escolares, cuja sede fica no Paraná.
O secretário afirmou que encaminhou ontem (9) à Procuradoria denúncia indicando as supostas irregularidades contra a empresa, que é fornecedora dos materiais escolares para o Estado.
De acordo com a denúncia, esta empresa, em 2015, foi favorecida com a isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), benefício recebido desde que cumprisse a promessa de instalar uma fábrica na cidade. O plano apresentado pela Brink Mobil seria a de empregar 50 pessoas e aplicar R$ 9 milhões no empreendimento.
Ainda de acordo com a denúncia, a empresa de materiais escolares, que também presta serviço ao governo federal, ganhou na gestão do ex-prefeito afastado Gilmar Olarte, sem partido, em 2015, uma área no Polo Empresarial Conselheiro Nelson Benedito Netto, imóvel que seria ocupada pela indústria ainda não construída. Hoje, diz a queixa, a Brink tem como escritório na cidade uma sala construída no Carandá Bosque II.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.