‘Pedoflia', debandada do PT e Marun na CPMI da JBS estão entre os assuntos

A semana que passou foi marcada por polêmicas. A maior delas foi em torno de uma obra de arte. Três deputados estaduais viram no quadro uma apologia à pedofilia. A obra chegou a ser apreendida, mas já está de volta ao Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande. Confira os assuntos mais importantes para você começar a semana bem informado:

Reembolso

O Governo do Estado deve divulgar nesta segunda-feira (15) a relação de 1.485 candidatos que solicitaram a restituição dos valores relativos à taxa de inscrição do concurso da Polícia Civil. O montante a ser restituído pelo Governo do Estado aos candidatos soma R$ 293 mil.

Arte proibida

Uma obra intitulada “Pedofilia” foi apreendida pela DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), na última quinta-feira (14), mas voltou a ser exposta no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, no sábado (16). O quadro foi levado por supostamente fazer apologia ao crime de pedofilia. A denúncia partiu de três deputados: Paulo Siufi (PMDB), Herculano Borges (SD) e Coronel Davi (PSC). O caso aconteceu menos de uma semana de um imbróglio implicando a exposição “Queermuseu”, no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS).

Mortes na pista

Em dois dias, três acidentes na BR-163 em Mato Grosso do Sul, entre a cidade de Nova Alvorada do Sul e o distrito de Anhanduí, provocaram quatro mortes.

Campeões

Atletas de Mato Grosso do Sul levaram duas medalhas na abertura da temporada 2017/2018 do Circuito de Vôlei de Praia, disputado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A aquidauanense Talita faturou o ouro e o campo-grandense Saymon ficou com o bronze.

Relator da CPI

Integrante da tropa de choque do presidente Michel Temer, Marun (PMDB-MS) é o novo relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da JBS. O vice-líder do PMDB foi escolhido na última terça-feira (12) e disse que vai atuar com “coragem, firmeza e justiça”.

Debandada e troca de farpas

Trezentos e noventa militantes pediram a desfiliação do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Entre eles, o ex-presidente da legenda e ex-deputado Antonio Carlos Biffi e a ex-vereadora Thaís Helena. Os ex-petistas fizeram críticas ao presidente , que respondeu dizendo que Biffi não tem votos para derrotá-lo.

Adeus a Marcelo Rezende

O jornalista Marcelo Rezende morreu no final da tarde de sábado (16) após quatro meses de luta contra câncer no pâncreas e no fígado. Ele deixa cinco filhos e duas netas, além da namorada Luciana Lacerda. O corpo dele foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Bingo e o Oscar

Inspirado na vida do ex-intérprete do palhaço Bozo Arlindo Barreto, ‘Bingo – O Rei das Manhãs', é o longa nacional escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar do próximo ano. Vladimir Brichta é o responsável por dar vida ao protagonista. A direção é de Daniel Rezende.

Vida longa

Aos 117 anos, morreu a mulher mais velha do mundo. A jamaicana Violet Brown faleceu na sexta-feira (15). Violet nasceu em 10 de março de 1900. Ela se tornou a mais velha do mundo em abril deste ano, após a morte da italiana Emma Morano. Agora, a japonesa Nabi Tajima, que também tem 117 anos, assume a posição.