Não caiu na folia? Então aproveite para doar sangue e ajudar vidas

Hemosul necessita de doações
| 25/02/2017
- 16:17
Não caiu na folia? Então aproveite para doar sangue e ajudar vidas

 necessita de doações

Quem não caiu na folia de Carnaval pode aproveitar para colaborar com o estoque de sangue do Hemosul (Centro de 
Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) e ajudar a salvar vidas.

Segundo as informações, o estoque de sangues está regular, porém as plaquetas têm validade de apenas cinco dias e são essenciais para o tratamento de pacientes com leucemia, além de outros casos de indicação médica, e por isso, é fundamental manter o ritmo de doações.

Regras para ser doador

Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O que impede a doação?

Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos –

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Para doar sangue você deve estar bem alimentados, mas evitando alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

Horário de funcionamento –

O Hemosul de Campo Grande fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, e nesse feriado prolongado de Carnaval irá funcionar da seguinte forma: sexta-feira das 7h às 17h; sábado (25) das 7h às 12h; domingo (26) sem expediente; segunda-feira (27) das 7h ao 12h; terça-feira (28) sem expediente; e quarta-feira (1º) das 13h às 17h. A doação de todos os tipos de sangue é importante, especialmente o tipo 0 negativo, por ser uma tipagem rara.

Veja também

Um dia depois de atingir o menor nível em oito semanas, o dólar subiu, influenciado...

Últimas notícias