Os dados são Cemtec e da Semagro

Campo Grande registrou volume de chuvas, no mês de abril, 34,7% maior do que o histórico do mês. Os dados são do Cemtec (Centro de monitoramento do tempo, do clima e dos recursos hídricos de Mato Grosso do Sul) e da Semagro (Secretaria de meio ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Em Abril de 2016, no entanto, choveu mais. O mês registrou 60,08% a mais do que o histórico do ano. O Pantanal, este ano, foi a região que registrou o maior volume de chuva. Em Miranda, a 203 km da Capital, choveu 182,92% a mais do que o histórico. Já em Aquidauana, distante 143 km de Campo Grande, abril teve o volume de chuvas 173,95% maior do que o histórico.

Temperaturas

Em abril, a temperatura média da Capital foi 18 graus. O dia que registrou a menor temperatura em Campo Grande foi a última sexta-feira (28), com 12,10 graus. Agora, a frente fria dá lugar a um sistema de baixa pressão, que deve elevar as temperaturas, e causar mais chuvas.

O Inmet (Instituto nacional de meteorologia) explica que na quarta-feira (3), o sol aparece “entre poucas nuvens”. “Ocorre névoa seca e baixa umidade do ar à tarde no nordeste do estado”. 

“Nesse dia, em altos níveis atmosféricos, outro sistema de baixa pressão transpõe a barreira dos Andes e começa o seu deslocamento para leste. Esse sistema, o calor e a umidade disponível aumentam a nebulosidade sobre o estado e promovem pancadas de chuva com trovoadas no oeste e sul do estado até sexta-feira”, explica.