Pular para o conteúdo
Cotidiano

Morador recorre e Justiça determina taxa mínima de IPTU em condomínio

Benfeitorias foram edificadas com recursos próprios
Arquivo -

Benfeitorias foram edificadas com recursos próprios

Os desembargadores da 5ª Câmara Cível determinaram cobrança de alíquota mínima sobre um imóvel localizado dentro de um condomínio de . A alíquota cobrada pela Prefeitura era de 3,5%, entretanto o apelante pleiteava 0,5%.

A decisão foi dada em segunda instância, após o pedido para que a cobrança do de sua casa fosse cobrado com alíquota mínima de 0,5% ter sido indeferido indeferido.

A alíquota de 3,5% é cobrada quando um terreno possui três ou mais melhorias. Entretanto o proprietário do imóvel recorreu da decisão inicial alegando que o condomínio fechado trata-se de um loteamento particular e que “a infraestrutura foi construída e é mantida por meio de recursos privados, sem a contraprestação ou disponibilidade de qualquer serviço público”.

Na ação inicial, o apelante não questiona a cobrança do IPTU com base no artigo 144 da Lei Municipal nº 1.466/73 e nem a constitucionalidade da cobrança das alíquotas, mas sim a “ilegalidade da aplicação progressiva de 3,5%”. A apelação alegou também que a alíquota não tinha amparo legal, em especial ao artigo 148, II, do Código Tributário Municipal, bem como as taxas cobradas. Contudo, a ação foi julgada improcedente em 1º grau.

O morador recorreu da decisão da primeira instância alegando que as provas eram sólidas e eficazes e eram suficientes para a procedência dos pedidos. Além disso, sustenta que as despesas para a manutenção do loteamento, tais como pavimentação, meio-fio, rede de esgoto e coleta de lixo são suportadas exclusivamente pela Associação composta pelos moradores do condomínio, sem contrapartida pública. Aponta ainda que não há abastecimento de água e esgoto público.

O relator do recurso, o desembargador. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, esclareceu que, “de acordo com o Código Tributário Municipal, é possível a incidência de IPTU na alíquota de 0,5% do valor venal de terreno não edificado e localizado dentro do perímetro urbano quando o imóvel encontra-se desprovido de todos os melhoramentos e serviços públicos estabelecidos por lei, como os colocados pelo apelante, por exemplo, asfalto, sistema de água e esgoto, rede de energia, entre outros”. E ressaltou que a alíquota de 3,5% é permitida apenas quando o loteamento recebe pelo menos três dos aperfeiçoamentos previstos em lei.

Morador recorre e Justiça determina taxa mínima de IPTU em condomínio

O relator também acatou o pedido de restituição dos valores cobrados anteriormente, com a incidência da alíquota máxima. O que deverá ser feito com correção monetária a partir do pagamento indevido, em conformidade com a Súmula nº 162 do Superior Tribunal de Justiça.

“Diante do exposto, conheço do recurso de apelação interposto por E. da S.M. e dou-lhe provimento a fim de reformar a sentença para determinar que o lançamento do tributo IPTU seja realizado com base na alíquota de 0,5% sobre o valor venal do imóvel, anulando-se, parcialmente, os lançamentos tributários dos cinco anos anteriores à propositura desta ação”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após seis meses de investigação, homem que falsificava whisky é preso em Campo Grande

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG vence Caracas e depende só de si para ser líder do Grupo H da Sul-Americana

O Caracas permanece com cinco pontos, em terceiro lugar

Polícia

Jovem fica em estado gravíssimo ao ser esfaqueado no abdômen

Jovem foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Esportes

Flamengo vence a LDU no Maracanã e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

Flamengo chega à última rodada com os mesmos oito pontos da LDU

Esportes

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo

TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública que determinou o afastamento imediato