Maioria dos casamentos homoafetivos em MS é entre mulheres
Levantamento é do TJ-MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levantamento é do TJ-MS
Levantamento do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) mostra que as mulheres são maioria nos casamentos com parceiras do mesmo gênero, atendidas pela Justiça Itinerante. Esse ‘braço’ do Judiciário realiza, em média, duas conversões de união estável em casamento por dia.
“Um dos casos deste mês foi, aliás, inédito. Duas mulheres que já conviviam em união estável, mães de dois filhos por inseminação artificial, procuraram a Itinerante para celebrar o seu casamento, oficializando no registro civil o que já há bastante tempo existia na vida real”, comenta o Tribunal.
Os dados do TJ mostram que em 2014 foram realizados 33 casamentos de pessoas do mesmo gênero. Até maio de 2015, foram 9 casamentos. Desde então, não é feito mais o acompanhamento de caso a caso, conforme o TJ, já que são cadastrados e computados apenas como casamentos, sejam de pessoas de sexo diferente ou não.
Para ter acesso a esse serviço, basta levar documentação necessária: RG, CPF, certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamento com a averbação do divórcio para divorciados e certidão de casamento e de óbito para viúvos. É necessário também que o casal leve duas testemunhas e não podem ser parentes.
O casamento também é oferecido na Carreta da Justiça. Desde que ela entrou em funcionamento, em outubro do ano passado, foi celebrado apenas um casamento de duas mulheres em Guia Lopes da Laguna. O TJ pontua que o avanço que ainda possui baixa procura na esfera judicial em Mato Grosso do Sul, sobretudo pelos homens.
Os interessados podem buscar também os cartórios extrajudiciais de sua região para realizarem o casamento civil. Hoje, na prática, não há mais distinção entre a orientação sexual dos celebrantes, o procedimento é o mesmo.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Mais de 120 julgamentos em 2024 foram resposta contra impunidade a famílias enlutadas de MS
Os crimes julgados no Tribunal do Júri são crimes dolosos contra a vida, ou seja, aquele no qual o autor teve a intenção de cometer ou que ele assumiu o risco de produzir a morte, sejam eles consumados ou tentados.
BC da Turquia corta taxa básica de juros em 2,5 pontos porcentuais, a 47,50%
Taxa estava inalterada desde março
Inovações na indústria de entretenimento no Brasil até 2025
A 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PWC registrou que até 2025, a indústria de entretenimento e mídia no Brasil deve crescer 4,7%. Algo muito relevante para o setor já que havia registrado uma queda de 3,8% em 2020 por causa das mudanças e restrições provocadas pela pandemia. A pesquisa analisou 14…
Publicações no Diário Oficial de MS passam por reajuste a partir de 1º de janeiro
Órgãos públicos permanecem isentos de cobrança, que será reajustada anualmente pelo IPCA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.