Tempo chuvoso atrapalha competitividade, dizem produtores

Em agenda pública nesta quinta-feira (07), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou a redução da alíquota do ICMS do leite spot – o leite fluido a granel de uso industrial – de 10,2% para 1,44% até o dia 31 de janeiro de 2018 visando garantir o excedente da produção de Mato Grosso do Sul para outros Estados.

De acordo com Mileni Nantes, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios, o cenário nacional é de crise. “No Estado o cenário é mais grave. Nós não tínhamos políticas de incentivo para amenizar o impacto. Em Minas Gerais e Paraná, por exemplo, existe isenção do ICMS”.Governo reduz alíquota do leite spot de 10,2% para 1,44% por dois meses em MS

Para Reinaldo, a redução ajuda os produtores no período de chuva. “Como havia excedente, ficava estocado no Estado. Mesmo com a perda de receita, é melhor que o produto seja exportado”. Cerca de 60 mil pessoas trabalham no setor no Estado.

A medida, entretanto, é considerada paliativa. Para auxiliar o setor a desafogar a produção, é preciso estimular o consumo interno do produto, segundo o governador. “É preciso mostrar campanhas que mostrem que o leite é barato e saudável e também medidas para melhorar a produtividade e industrialização”.