Governador destaca a importância da conscientização sobre a febre aftosa

Azambuja reafirma que a carne do Estado é a melhor do país.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Azambuja reafirma que a carne do Estado é a melhor do país.

Nesta manhã de terça-feira (2), foi realizado o lançamento da campanha de vacinação contra Febre Aftosa. Na ocasião, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou a importância da conscientização da sociedade quanto a esta ação com o rebanho de todo Mato Groso do Sul. O início do período em que se deve aplicar a vacina começou nessa segunda-feira, dia primeiro.

Em seu discurso, Azambuja enfatizou que o Estado vive um momento positivo, após ter conseguido superar quando o Estado detectou foco da febre. “Atualmente, após termos superado este problema, sem dúvida temos que manter a boa qualidade por que temos a melhor carne do país”.

Ainda segundo o governador a operação Carne Fraca serviu para prejudicar o Brasil como um todo, mas par ele isso já foi superado. “O foco deve ser na maior conscientização da importância dessa vacina, par que quem sabe em breve possamos ser livres da doença no Estado sem vacinação, já que por enquanto somo livres com vacinação”.

Hoje, MS possui status de área livre de aftosa com vacinação, cobertura vacinal superior a 99% do rebanho e é referência no País. A meta é manter esse índice. Na campanha deste ano, 20 milhões de animais deverão ser imunizados, que é a quantidade do rebanho do Estado.

Na avaliação do diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, a continuidade da vacinação ainda é necessária não por medo, mas para garantir segurança ao futuro do agronegócio no Estado.

O lançamento ocorreu no CLC (Circuito do Laço Comprido) nesta terça-feira (2), em Campo Grande. A solenidade de lançamento da campanha ainda contou com a presença dos secretários Jaime Verruck (Semagro) e Eduardo Riedel (Segov); do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini; do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em MS, Celso Martins; e do deputado estadual Márcio Fernandes, entre outras autoridades. 

Conteúdos relacionados

miranda