Operação vai testar carnes de frigoríficos de MS

Fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estão recolhendo em , nesta quarta-feira (22), amostras de produtos de 19 frigoríficos envolvidos no escândalo de carnes adulteradas, apurado pela PF (Polícia Federal) na .

De acordo com nota da Superintendência Regional do Mapa, serão feitas “rigorosas análises físico-químicas e microbiológicas”. As amostras serão encaminhadas para os laboratórios do Mapa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. 

Na operação, auditores fiscais agropecuários estão coletando linguiça, salsicha, presunto, apresuntado, mortadela, hambúrguer, bacon, carne congelada de frango e peru, frango inteiro congelado, queijo muçarela e mel. 

A operação atende à decisão da 14ª Vara Federa de Curitiba. Até o momento, segundo a Superintendência do Mapa, não há nenhum ou estabelecimento do Estado sob investigação. Na última terça-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande também começou a inspecionar açougues dos principais supermercados da Capital com o objetivo de verificar as condições dos produtos comercializados.

Operação Carne Fraca

A Operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (17), com o objetivo de cumprir 309 mandados judiciais em seis estados e no Distrito Federal. Mato Grosso do Sul não estava entre eles. 

A operação detectou, em quase dois anos de investigação, que as  Superintendências Regionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Paraná, Minas Gerais e Goiás atuavam diretamente para proteger grupos empresariais, em detrimento do interesse público. Os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva.

Em Mato Grosso do Sul, entidades ligadas ao setor pecuário emitiram nota aos consumidores e os empresários a respeito dos impactos negativos da Operação Carne Fraca. As entidades reforçam a qualidade da carne brasileira e o “trabalho exemplar realizado pelos fiscais agropecuários de Mato Grosso do Sul”.

Em carta aberta, os produtores manifestaram-se contrários a qualquer tipo de irregularidade e afirmam que é preciso ter cuidado e responsabilidade nas divulgações, pois casos pontuais não podem prejudicar o trabalho desenvolvido no setor agropecuário.

Pecuaristas do Estado chegaram a dizer que frigoríficos já haviam parado o abate. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a pecuária de Mato Grosso do Sul exportou 19.858.914 quilos de carne, aproximadamente US$ 78 milhões. (Matéria editada às 12h34 para acréscimo de informações)

(Foto: assessoria de imprensa)