Fazenda entre Aquidauana e Anastácio é ocupada por 350 famílias sem-terra
Eles reivindicam reforma agrária
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eles reivindicam reforma agrária
Cerca de 350 famílias ligadas ao MAF (Movimento da Agricultura Familiar) ocuparam a Fazenda Colina, às margens da BR-262, no km 518, entre as cidades de Aquidauana 143 km de Campo Grande – e Anastácio – 134 km de Campo Grande. A intenção, conforme explicaram “é chamar a atenção do poder público para a reforma agrária”.
A fazenda foi ocupada no sábado (29). Um dos coordenadores do MAF, Argeu Barreto, afirma que além dos agricultores, parte da fazenda é ocupada por índios. Ele declarou que o proprietário e um oficial de justiça já pediram que as famílias deixassem o local, e na recusa, temem que haja confronto.
“O proprietário veio, o oficial veio. Está chegando camionete toda hora, está se prontificando a ter o confronto, não sei o que vai acontecer. Nós mobilizamos outros acampamentos no Estado, na região do conesul, em Nova Alvorada do Sul, em Campo Grande, Terenos, estão todos mobilizados, se acontecer um confronto aqui vai acontecer outras ocupações”, comentou.
As famílias exigem a presença de representantes do Incra (Instituto nacional de colonização e reforma agrária) e do MPE (Ministério Público Estadual).
Fazendas de lama?
O movimento acusa a propriedade de integrar a lista de fazendas investigadas no âmbito da Operação Lama Asfáltica. Argeu afirmou que a fazenda “está cheia de dívidas”. “Nós reivindicamos a reforma agrária no Estado. Essas áreas nós reivindicamos que elas sejam vistoriadas e destinadas à reforma agrária. O processo de reforma agrária está parado. É por isso que estamos fazendo essa ocupação, pra chamar atenção no poder público”.
O grupo vive acampado às margens da rodovia há 4 anos, segundo explicou o coordenador do MAF. “Nós vivemos no acampamento da BR-262, já tem uns 4 anos. Alguns moradores saem para trabalhar, fazem diárias nas chácaras para ter o seu sustento. Muitos plantam à beira da BR, alimentos para sobreviver, alguns criam galinhas, porcos, é um acampamento consolidado”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Senado aprova regras para uso da inteligência artificial
O texto segue agora para votação na Câmara dos Deputados
Papai Noel dos Correios encerra campanha com presentes na Associação Juliano Varela
A cerimônia terá a presença do Papai Noel dos Correios
Governo publica portaria conjunta para destravar emendas parlamentares
O texto era aguardado pelos parlamentares, após uma decisão de ontem (9) do ministro Flávio Dino
Paciente em estágio terminal morre na entrada da Clínica da Família no Nova Lima
A informação inicial era a de que tratava-se de uma vítima de esfaqueamento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.