São dados oficiais da Funai

Um recurso do Google Maps e do Google Earth permite localizar nos mapas os territórios indígenas brasileiros, incluindo os que estão em território sul-mato-grossense. Ao abrir o Google Maps ou Google Earth, basta digitar na busca o nome da etnia ou o nome do território. Por exemplo, basta escrever Guarani-Kawaia para verificar onde a etnia está presente. Buscando o nome da terra indígenas, também é possível encontrar a localização, como: Sete Cerros (Paranhos)

Faça o teste: recurso do Google permite encontrar mapa de terras indígenas de MS

a lista com os nomes das terras indígenas

A demanda pela indicação das áreas indígenas nos mapas era antiga. Em fóruns de usuários do Google Maps várias pessoas pediam a inclusão das terras indígenas nos mapas.

De acordo com sites especializados em tecnologia, a atualização dos mapas, segundo o Google, é uma forma de dar maior visibilidade à população indígena e à demarcação oficial dos limites territoriais. 

Amazônia

Em evento nesta semana, o Google apresentou a plataforma Eu sou Amazônia com mapas interativos e mostrou recursos que mostram histórias com dados sobre as tradições e cultura da região amazônica no Brasil.  A ferramenta permite monitorar áreas desmatadas e conhecer melhor as 580 terras indígenas demarcadas no Brasil

De acordo com reportagem do El País, a ideia da plataforma surgiu em 2007, quando o cacique Almir Suruí, da tribo Suruí, abriu o Google Earth se questionou por que não havia informações sobre a Amazônia. No ano seguinte, ele foi até o Vale do Silício, na Califórnia, e bateu à porta do Google propondo uma parceria para combater o desmatamento e mapear o estoque de carbono em suas terras. 

Desde então, a companhia foi desenvolvendo a tecnologia necessária para mapear todas as áreas indígenas da Amazônia.