Universitários ministram oficinas em municípios carentes

O governador Reinaldo Azambuja e o coordenador geral do projeto Rondon, brigadeiro de infantaria Augusto Cesar Amaral, assinaram, nesta terça-feira (12), um convênio para levar o conhecimento e o trabalho de universitários a 11 municípios de Mato Grosso do Sul, em junho de 2018.

Reinaldo destacou a importância do projeto por levar integração cultural e serviços comunitários para quem precisa. “Tem uma contribuição enorme para a comunidade e muito para a experiência dos universitários, das diferenças enormes do País”, disse.

Participam do projeto dois professores e oito estudantes de cada universidade selecionada, segundo o coordenador do projeto. O trabalho será de 15 dias, durante as férias dos universitários. “É um projeto do governo federal para levar estudantes universitários para conhecer outro universo e fazer um trabalho social”, explicou o brigadeiro Augusto Cesar Amaral. “É uma grande integração nacional”.

A comunidade receberá oficinas, ministradas pelos acadêmicos, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção.

A assinatura do convênio coincide com 50 anos do projeto Rondon. No entanto, o projeto iniciado em 1967, e que já atendeu 1.142 municípios, ficou interrompido de 1989 a 2005, quando foi retomado.

Os municípios pré-selecionados são: Bandeirantes, Bodoquena, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos.