Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comissão da OAB-MS lança cartilha para pessoas com deficiência

Na busca de uma sociedade mais igualitária
Arquivo -
Compartilhar

Na busca de uma sociedade mais igualitária

Na busca por uma sociedade mais igualitária e justa, a Codiped (Comissão dos Idosos, das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), lançara neste mês de junho a Cartilha das Pessoas com Deficiência, inédita após a instituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI nº 13.146, de 2015).  Comissão da OAB-MS lança cartilha para pessoas com deficiência

O Brasil tem hoje mais de 45,6 milhões de pessoas que declaram ter algum tipo de deficiência. O número corresponde a 23,9% da população brasileira. A LBI trouxe avanços na legislação, porém, ainda falta muito para a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência.  

Pensando nisso, a Codiped da OAB/MS, elaborou neste ano a Cartilha das Pessoas com Deficiência. O objetivo do material é fazer com o leitor acorde para a importância da deficiência na sociedade, entenda a causa das pessoas com deficiência como um preceito fundamental na busca de uma sociedade mais igualitária.

Ainda de acordo com a Presidente da Codiped, Rita de Cássia Luz, a cartilha quer mostrar que todos devem ser tratados de forma igual, na medida de suas desigualdades. “Essa cartilha vem ao encontro dos anseios de muitas pessoas que não sabem para onde recorrer. Por isso, nós vimos a necessidade da divulgação de como é ser uma pessoa com deficiência. O projeto, que começou em janeiro, é o início de uma longa trajetória em busca do direito e da defesa das pessoas com deficiência”.

E complementa: “Queremos levantar essa bandeira, para que nós também possamos ser vistos como profissionais. Afinal, nós podemos executar as mesmas tarefas, porém, diante das dificuldades e barreiras que encontramos, desempenhamos um pouco mais lento”.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, parabenizou a Comissão pela elaboração da cartilha, e destacou a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “É um grande avanço, que demonstra a sociedade o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil. Nós tivemos avanços nas legislações nos últimos anos, mas vemos que ainda precisamos trabalhar para a inclusão social das pessoas com deficiência”, pontuou.

O lançamento da cartilha será feito no dia 27 de junho durante evento na OAB/MS sobre os avanços e conquistas da surdocegueira.

A pedido do Presidente da OAB/MS, as cartilhas serão encaminhadas a todas as Seccionais do país após o lançamento. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados