Peças históricas do hospital devem ser expostas no espaço

Desativada há décadas, o prédio da década de 1920 onde funcionou a Associação Beneficente de , a Santa Casa, na avenida Mato Grosso, deve ser transformada em um Memorial da Saúde. Com isso, peças que antes permaneciam guardadas poderão ser mostradas ao público para contar a história da entidade.

A intenção, de acordo com a instituição, é reunir o acervo de parte da história dos mais de 100 anos de vida da entidade, que possui um acervo cultural com móveis, fotografias e dados de atendimentos para pesquisa sobre atendimento médico da época. O hospital é o segundo mais antigo da Capital e considerada a quarta maior Santa Casa do país. 

 Além de documentos e fotos que refazem a trajetória da Santa Casa, o acervo inclui peças de arte, serão expostos utensílios e instrumentos cirúrgicos, entre outras peças que contam a trajetória da instituição. A mostra também deve ser objeto de estudo, principalmente para estudantes de medicina. O hospital salientou que a seleção dos objetos está sendo feita pelo critério de antiguidade e possibilidade de interesse. 

O prédio começou a ter sua fachada recuperada; o local está isolado por tapumes há anos, mas de acordo com a Santa Casa, a reforma avançou por dentro do pavilhão.  Sobre prazos, a associação informou que a como a recuperação interna “depende de consertos estruturais, o hospital busca recurso específico com o projeto'.