Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alunos fazem protesto contra tempo integral em escola estadual da Capital

Estudantes dizem que não podem trabalhar com tempo integral
Arquivo -

Estudantes dizem que não podem trabalhar com tempo integral

Os alunos da Escola Estadual Dona Consuelo Muller, na Vila Jacy, fazem um protesto na manhã desta terça-feira (29), contra a mudança para o tempo integral no sistema de ensino. Os estudantes dizem que a decisão foi tomada de forma arbitrária pela direção da escola e professores, sem que eles fossem consultados.

Durante a manifestação, uma pessoa que seria moradora da região, jogou um balde de água nos estudantes. De acordo com estudantes que estão no local, a Polícia Militar foi chamada.

“A direção não quis escutar a gente. Não perguntaram se queríamos ou não. Eu faço mirim e tenho que trabalhar. Não posso ficar o dia todo”, diz Gabriele, aluna do 1° ano do Ensino Médio.

Alunos fazem protesto contra tempo integral em escola estadual da Capital

O protesto foi organizado na última segunda-feira (28) e segundo alunos, a direção teria ameaçado represálias. “Ontem saiu um boato q a diretora ia tirar nota e até mesmo reprovar quem participasse da manifestação”, diz outro aluno.

“A partir do ano que vem, o colégio será de período integral. Vão colocar oficina para os alunos, em uma atitude unilateral da diretora. Nossos filhos têm atividades extracurriculares no período da tarde. Minha filha faz dança, e meu filho faz inglês. A unidade [escolar] não oferece nada. Os alunos vão ficar lá, sem uma grade formal, sem que os pais sejam informados quais as atividades vão fazer”, diz Santos Martinez, que pai de alunos da escola.

Outra mãe diz que a filha vai para o terceiro ano em 2018 e que não é viável a mudança. “Moramos perto, mas se mudar, eu vou ter que ver outra escola para ela”, diz.

A SED (Secretaria Estadual de Educação) foi procurada pelo Jornal Midiamax e encaminhou nota a respeito da mudança para tempo integral da escola. Leia na íntegra. 

A Secretaria de Estado de Educação (SED) convidou a Escola Estadual Dona Consuelo Müller a participar do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral a partir de 2018. Para tomar a decisão de aderir ao Programa, a Direção da escola consultou a comunidade escolar por meio de reuniões com os professores, pais e Associação de Pais e Mestres (APM), que contém representantes de pais, professores e estudantes. A partir do resultado favorável obtido nas votações realizadas junto à comunidade escolar, a direção da Escola informou à SED sua adesão ao Programa. 
 
A equipe do Núcleo do Ensino Médio Integral, da Secretaria de Estado de Educação (Nuemi/SED), está realizando um trabalho com todas as escolas que aderirem ao Programa para que a comunidade escolar (estudantes, pais, gestores e professores) se aproprie do modelo e tenha clareza das mudanças e benefício atrelados à educação de tempo integral. Este momento conta com a presença de estudantes de escolas com o Programa já em andamento.
 
Ressaltamos que nosso principal objetivo é beneficiar estudantes e familiares, buscando sempre auxiliar os gestores e professores nesse processo de transição do ensino regular para o integral.
 
Escola da Autoria
 
Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, A Escola da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino (REE).

A proposta da Escola da Autoria trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio e ambientes de aprendizagem entre outras práticas. Atualmente, a REE conta com 12 Escolas da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral em todo o Estado.

(Matéria editada às 11h35 de 29 de agosto de 2017 para acréscimo do posicionamento da SED)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após seis meses de investigação, homem que falsificava whisky é preso em Campo Grande

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG vence Caracas e depende só de si para ser líder do Grupo H da Sul-Americana

O Caracas permanece com cinco pontos, em terceiro lugar

Polícia

Jovem fica em estado gravíssimo ao ser esfaqueado no abdômen

Jovem foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Esportes

Flamengo vence a LDU no Maracanã e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

Flamengo chega à última rodada com os mesmos oito pontos da LDU

Esportes

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo

TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública que determinou o afastamento imediato