Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vigilância Sanitária investiga 7 mortes seguidas por pneumonia no HR

Denúncia do Jornal Midiamax rendeu investigação
Arquivo -

Denúncia do Jornal Midiamax rendeu investigação

​Depois da confirmação de sete mortes seguidas por no de Mato Grosso do Sul, em uma semana, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HR deve entregar um relatório técnico à Vigilância Sanitária do Estado e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde), que não declarou prazo para entrega do documento.

A investigação se deu depois de denúncia publicada pelo Jornal Midiamax no dia 7 de junho de 2016, quando funcionários assustados com o número de mortes passaram a temer pela própria saúde, já que a pneumonia é a sexta causa mais frequente de mortes em ambiente hospitalar e pode ser causada por microrganismos diferentes.

Desde então, a administração do hospital iniciou uma investigação e confirmou sete mortes, das oito que haviam sido denunciadas. Apesar do número elevado de óbitos, o diretor-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) e também do Hospital Regional Justiniano Barbosa Vavas descartou um possível surto. Segundo ele, os pacientes apresentaram a doença, mas a mesma se desenvolveu devido ao estado grave dos pacientes.

Mesmo iniciando investigação sobre os casos, a assessoria de imprensa da SES adiantou que a Vigilância Sanitária também descarta a possibilidade, já que a maioria dos pacientes já tinha histórico de doenças que evoluíram para a pneumonia.

CASOS

O gestor  do HR explica que o primeiro paciente tinha diabete, hipertensão e depois foi descoberto um câncer gástrico, as doenças juntas levaram a uma suscetibilidade para a “pneumonia ou qualquer outra forma de infecção”.

O segundo paciente tinha enfisema grave, e devido a esta doença, a pneumonia se desenvolveu. Ainda segundo ele, o período de inverno fez com a doença se agravasse ainda mais. “Vítima da sazonalidade”, afirma.

Já o terceiro paciente tinha 89 anos e estava há 18 dias internado. Ele teria precisado fazer uma fazer cirurgia de urgência, e por diabético e hipertenso, o caso se agravou.

A quarta paciente, segundo ele, teve uma pneumonia hospitalar. Porém, era paciente com Alzheimer e já estava acamada. “Estava há 37 dias internada, e eventualmente, algumas doenças evoluem para uma pneumonia”, justifica.

O quinto paciente tinha pancreatite, diabetes e problema de coração. A pneumonia seria apenas mais uma doença no quadro de comorbidades.

O sexto paciente era um dpoc (bronquite crônica ou enfisema) exacerbado, e hospital, ainda não tem certeza de que tenha falecido por pneumonia. “Não achamos que seja pneumonia e chegaram à conclusão de um câncer de pulmão”, diz.

Já o ultimo paciente que faleceu no hospital, com a suspeita de pneumonia, chegou com torção e perfuração no intestino. E por isso, foi acamado pela doença.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante fuga da polícia, motociclista bate em portão de casa no interior de MS

Querendo programar uma viagem? Próximo ‘feriadão’ será em 10 dias

Mundo do esporte se despede de papa Francisco com homenagens de atletas, clubes e federações

‘Profundo sentimento de dor’, lamenta Canção Nova sobre morte de Papa Francisco

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

Anúncio da morte do papa Francisco foi feito por vídeo pelo Vaticano

Últimas Notícias

Mundo

Corpo do papa Francisco será colocado no caixão às 15h, diz Vaticano

Será presidido o rito de certificação de morte do Pontífice

Esportes

Atleta de Dourados, Mariana Giachini conquista título Pan-americano e da Oceania de judô

Competição foi realizada no último final de semana em Lima, no Peru, na categoria Cadete e Júnior

MidiaMAIS

Capela do Milagre cancela toda programação da canonização de Carlo Acutis em Campo Grande

Canonização de Carlo Acutis estava marcada para domingo (27), mas cerimônia foi suspensa após a morte do Papa Francisco

Mundo

Caças britânicos interceptaram aeronaves russas perto da área leste da Otan na última semana

Operação de defesa do Reino Unido começou a operar em alguma semanas