Vereador eleito na Capital pede reintegração de universidade ocupada em MS
Ação foi protocolada em nome do movimento Pátria Brasil
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ação foi protocolada em nome do movimento Pátria Brasil
O movimento Pátria Brasil, através do presidente nacional Vinícius Siqueira, protocou na Justiça, nesta terça-feira (8), pedido de reintegração de posse da UEMS (Univesdidade Estadual de Mato Grosso Sul), de Campo Grande, ocupada na última segunda-feira (7) por estudantes contrários a PEC que limita os gastos públicos.
Eleito vereador neste ano, Vinícius garante que o pedido não tem relação com cargo de parlamentar que passa a ocupar em janeiro de 2017, nem com o partido a qual é filiado, o Democratas. Ele diz que representa o movimento Pátria Brasil e que respeita o protesto, porém, que acredita que o movimento dos estudantes perde legitimidade ao invadir universidades públicas do País.
“Fizemos o protocolo nesta tarde no Fórum, mas o processo ainda não foi distribuído. Temos o número de protocolo (0840801-53.2016.8.12.0001). Entramos com mesmo pedido em Trẽs Lagoas ontem, mas foi indeferido por problemas na documentação. Vamos regularizar esta situação e encaminhar novo pedido lá também”, diz Vinícius.
O vereador eleito explica ainda, que como presidente nacional do Pátria Brasil, também coordena pedidos semelhantes feitos nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. “Nossa preocupação é com a preservação do patrimônio público. As pessoas não podem usar esses locais como se fossem delas, impedindo e prejudicando terceiros que também têm direitos, neste caso ao de estudar”, completa.
O jornal Midiamax consultou o site dio TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), mas até o fechamento desta matéria, o processo não havia sido distribuído.
Ocupação da UEMS
A ocupação das instituições públicas por estudantes, de escolas e de universidades, ganhou força no Estado, na última segunda-feira (8), com a ocupação da UEMS em Campo Grande.
Aproximadamente 300 pessoas entre universitários, servidores e comunidade participaram de assembleia que decidiu pela ocupação contra a PEC-241/2016 do Governo Federal, que congela os gastos públicos por vinte anos.
A UEMS possui aproximadamente mil alunos e nem todos os cursos aderiram à ocupação. O número de estudantes mobilizados também varia, pois há revezamento entre os manifestantes. Os manifestantes também são contra a reforma do ensino médio instituída pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso pelo presidente Michel Temer (PMDB).
Caso Jean- O presidente da associação Pátria Brasil, Vinícius Siqueira, foi quem protocolou, em abril deste ano, junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que teria cuspido no colega Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante a sessão de votação do pedido de impeachment da presdiente Dilma Rosseff (PT) no plenário da Casa).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Motociclista morre ao ser atropelado por van conduzida por motorista embriagado na BR-163
Motorista da van teria tentado fugir do local, mas acabou preso
Ao preparar casa para fazer mudança, homem percebe que fiação foi levada em ação criminosa
O caso foi registrado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.