Ligações entre cidades vizinhas passam ser cobradas como locais

Resolução da deixa ligações entre municípios vizinhos mais baratas a partir deste domingo (30). Com a medida as ligações deixam de ter caráter de interurbano e passam a ser cobradas como ligações locais. No Mato Grosso do Sul apenas 8 municípios serão beneficiados. No Brasil são 587 cidades serão afetadas.

As ligações afetadas no Mato Grosso do Sul são as realizadas entre Aquidauana e Anastácio; Corumbá e Ladário, Jardim e Guia Lopes da Laguna; e Dourados e Douradina. Conforme a Agência Brasil noticiou, a estimativa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é que a mudança resulte em uma redução de 60% no custo desse tipo de ligação nessas localidades. Entretanto o benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante.

A Anatel publicou a resolução no dia 3 de maio e deu 180 dias para que as operadoras se ajustassem ao novo regulamento. Ao todo, 587 municípios vizinhos em todo o Brasil serão beneficiados com a nova regra. A relação dos municípios afetados pela medida pode ser consultada no site da Anatel.