Marquinhos foi cobrado sobre a promessa em visita ao Jornal Midiamax

O prefeito eleito Marquinhos Trad (PSD), confirmou na manhã desta segunda-feira (31), em entrevista ao Jornal Midiamax, que os ônibus do transporte coletivo vão ter ar condicionado.

“Isso já é realidade em muitas capitais do Brasil. Campo Grande está atrasada em relação a isso e, devido ao nosso clima, deveria ser uma das primeiras. Vou cobrar e exigir isso. Vamos colocar ar condicionado nos ônibus da nossa cidade”. 

O prefeito eleito disse ainda que, a tarifa que é cobrada no transporte coletivo da Capital é uma das mais caras do país e motivo de constrangimento. 

“Acredito que o usuário não reclamaria tanto do valor se tivesse qualidade. Não só o transporte coletivo, mas os terminais e pontos de ônibus. Vamos ter uma posição firme e contundente. Eles [os empresários] devem fazer a parte deles. A concessionária recebe valores altíssimos e praticamente tem um monopólio”, diz. 

A entrevista completa do prefeito eleito Marquinho Trad ao Minuto e Meio vai ser disponibilizada na página do jornal no Facebook.

Tarifa

Campo Grande está prestes a ter o reajuste anual da tarifa dos coletivos. Nos pontos de ônibus, os moradores da Capital têm muitas reclamações sobre o transporte público. Lotação, passagem cara, poucos ônibus e falta de conforto são apenas algumas das queixas. 

O valor deve ser divulgado pela Prefeitura no começo de novembro. O percentual é definido por meio de um estudo feito pela Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) e dados do Consórcio Guaicurus, que opera as linhas em Campo Grande. Na planilha dos empresários são levados em conta valores como preço do diesel, número de passageiros por quilômetros rodados, salário dos motoristas entre outros. 

Se despedindo da prefeitura, Alcides Bernal (PP), primeiro, afirmou que o reajuste deve seguir o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado. [ até o momento, 8,48%].

Posteriormente, ele afirmou que ‘trabalhava para tentar manter o preço da tarifa’.

30% em cinco anos

A tarifa do transporte coletivo teve aumento de 30% nos últimos cinco anos, em Campo Grande. Entre 2010 e 2016, o valor passou de R$ 2,50 para R$ 3,25. O percentual de aumento não precisa ser aprovado pela Câmara Municipal e pode ser publicado de surpresa no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).