Para desafogar sistema, HC vai abrir 29 novos leitos de UTI com apoio do Estado
Serão 29 leitos do Estado no Hospital do Câncer
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Serão 29 leitos do Estado no Hospital do Câncer
O Hospital do Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande deve abrir 29 novos leitos em menos de dois meses. O objetivo é desafogar a espera por vagas na rede pública de Mato Grosso do Sul que , conforme dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), conta com 3.699 leitos de internação pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundos os registros, o Estado é o 21º do país na lista da unidade federativas com menor número macas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A estimativa inicial era de que dos 29 leitos que devem ser destinados do Hospital do Câncer, nove estariam disponíveis nesta sexta-feira (29), no entanto, a estrutura física não foi concluída e a previsão é de que a UTI passe a funcionar na próxima semana.
Outros 20 leitos serão entregues e devem funcionar no novo prédio do Hospital do Câncer em no máximo 40 dias. “O hospital tem espaço físico, mas não tem o dinheiro, então, o Estado vai repassar o dinheiro necessário e o hospital vai prestar serviço. Será totalmente custeado pelo Estado”, explica o diretor-administrativo e financeiro, Claudio Machado.
Até o momento, o custo para manter a UTI funcionando não foi divulgado. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o responsável pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), mas não foi atendida. A assessoria de comunicação da também não soube informar os valores.
O diretor-administrativo e financeiro do Hospital do Câncer estima que sejam necessários ao menos R$ 200 mil para manter a UTI funcionando com os equipamentos e equipe profissional necessários.
Leitos em Campo Grande –
A falta de leitos é um dos problemas que mais afeta a saúde. Em Campo Grande a situação não é diferente e é motivo de diversas investigações no Ministério Público Estadual.
Campo Grande conta com 2.488 leitos. No último dia 7, o prefeito Alcides Bernal (PP) participou de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, a fim de buscar recursos para resolver o problema. Na ocasião, o ministro da Saúde Ricardo Barros prometeu que a partir de agosto, serão liberados recursos necessários para atender a Capital.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher denuncia colega de trabalho por mostrar órgão genital em fazenda de Rio Brilhante
Ela procurou a delegacia onde registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva. O caso foi registrado como importunação sexual, e segue em investigação.
‘Legado inesquecível’: políticos lamentam latrocínio contra professor universitário de Campo Grande
Ex-superintendente de cultura, Roberto Figueiredo foi encontrado morto em casa na madrugada desta sexta-feira (12)
Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Roberto estava com vários ferimentos no crânio
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.