Mato Grosso do Sul é o 9º Estado do país com maior número de feminicídios

O NAFem (Núcleo de Atendimento às Sobreviventes e às Famílias das Vítimas de Feminicídio) será inaugurado nesta quarta-feira (18), pela SPPM (Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres), pasta ligada à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Mato Grosso do Sul é o 9º Estado do país com maior número de feminicídios. O objetivo é que a unidade sirva como suporte para as famílias vítimas de  assassinato em virtude do gênero.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015, no Estado são 5,9 feminicídios para casa 100 mil mulheres. O número é maior que a média nacional de 4,8 feminicídios para cada 100 mil mulheres.

O NAFem vai assegurar o atendimento psicossocial às famílias das vítimas de Feminicídio e, se necessário, acompanhar e encaminhar para a  Rede de Atendimento, além de proporcionar a construção e ressignificação de vida pós-trauma aos familiares que sobreviveram à tentativa ou trauma da perda de mães, filhas, esposas ou companheiras, por meio do assassinato em virtude do gênero.

A inauguração da unidade será às 10 horas. O núcleo será implantado no Ceam (Centro de Atendimento Especializado da Mulher), localizado na Rua Pedro Celestino, nº 437, no centro de Campo Grande.