Frio chegou a 0,4ºC: menor valor em seis anos

Nem chegou o inverno ainda e os sul mato-grossenses já enfrentam um frio intenso neste outono. Depois das temperaturas em maio ficarem abaixo do normal no estado, é a vez de junho registrar as menores temperaturas dos últimos seis anos.

Segundo levantamento feito pela Estação Meteorológica da Uniderp/Anhanguera, a menor temperatura registrada no estado no início deste mês, dos dias 1 a 14 de junho, foi de 0,4ºC em Amambai. O valor é o menor registrado no mês de junho em Mato Grosso do Sul desde 2011. Em Campo Grande não é diferente: este mês está sendo o mais frio da capital nos últimos 12 anos.

Em 2015, a menor temperatura registrada em junho em Mato Grosso do Sul foi de 5,3ºC, e em 2014, de 4,4ºC. No ano anterior, as temperaturas foram mais altas e Ponta Porã atingiu a marca de 6,2ºC. Em 2012, a menor temperatura do estado ficou muito próxima da deste ano: 0,7ºC. Só em 2011 que o estado teve mais frio, que chegou a -2ºC em Amambai.

Cleber Gellio/MidiamaxE tem mais: o frio extremo deste último fim de semana, do dia 11 a 13 de junho, – datas em que foi comemorado o Dia dos Namorados e o feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade – bateu todos os recordes e foi resultado da massa de ar polar mais forte que chegou este ano no Brasil. O fenômeno trouxe geada no sul do estado, onde a sensação térmica chegou a -6°C.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, o principal culpado pelo comportamento atípico do clima em maio e em junho foi o fim do episódio El Niño, que permitiu que as massas de ar polares começassem a avanças de modo mais rigoroso sobre a América do Sul. “Nós entramos numa fase de fim de El Niño. Essa fase de transição facilitou a passagem de massa de ar frio atrás de massa de ar frio”, explica.

E o inverno?

O frio congelante deu uma trégua nesta semana e a partir de terça-feira (14), com as temperaturas voltando a subir,Luiz Alberto/Midiamax mas deve voltar com o início do inverno já na próxima semana. A previsão para a estação, que se inicia às 18h34 da próxima segunda-feira(20) é de temperatura próxima de 0ºC, geadas e tempo seco.

O inverno de 2016 deve transcorrer numa situação de neutralidade em relação à influência do oceano Pacífico. Isto significa que não teremos nem El Niño e nem La Niña. Acontece que sem os dois fenômenos, não teremos mais barreiras para a entrada do ar polar sobre o estado ele deve vir mais forte. “Devido à neutralidade, todas as temperaturas ficam mais baixas e há a persistência das massas de ar frio e seco de origem polar no estado”, resume Natálio.