Fogo foi controlado com abafadores

Cerca de cinco hectares de uma área próxima da BR-163, na saída para São Paulo foi consumida pelo fogo na tarde desta sexta-feira (15). O Corpo de Bombeiros foi acionado e após cerca de duas horas o fogo foi controlado com abafadores.

De acordo com os bombeiros não há como saber o que pode ter provocado as chamas, mas esta época do ano por causa do clima seco são comuns este tipo de queimada em área com mato alto. O que preocupou os militares foi o fato da área estar localizado próximo ao estacionamento da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Campo Grande.

“O foco em si é perigoso e gera temeridade por que está nos fundos da Energisa onde ficam as viaturas da empresa”, diz o subtenente Rafael. Ele ainda ressalta o risco que a fumaça das chamas oferece para os motoristas que trafegam pela rodovia por dificultar a visibilidade.

A recomendação do subtenente é que os motoristas evitem jogar bituca de cigarros nas margens das rodovias e que os proprietários de áreas próximas da BR invistam em bons cercados para evitar de o fogo que porventura comece nas margens não passem para a propriedade.

Três homens do Corpo de Bombeiros e sete funcionários da Energisa controlaram o fogo com abafadores.

Focos

De acordo com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) só nesta primeira quinzena de julho foram detectados 242 focos em Mato Grosso do Sul e são esperados para este mês cerca de 400.