Guarda de Dourados ganhou 5 viaturas e 200 armas não letais

A GMD (Guarda Municipal de Dourados) recebeu hoje (11) novas viaturas, armas não-letais e estrutura para monitoramento. Foram concedidos pelo Governo Federal dois veículos sedan Voyage, duas motocicletas Lander e um micro-ônibus equipado com sistema de monitoramento. Os investimentos fazem parte do projeto “Crack, é possível vencer”, da União, ao qual o município de Dourados aderiu.

A Guarda Municipal também recebeu 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de espuma de pimenta. Além disso, foram concedidas 20 câmeras para monitoramento, que foram instaladas em locais estudados pela GMD como de maior necessidade de uso. O micro-ônibus também possui uma câmera para realizar monitoramentos emergenciais em locais sem os equipamentos.

O projeto do Governo Federal visa promover ações preventivas de combate ao uso do crack e outras drogas lícitas em áreas urbanas, além do trabalho de reinserção social dos usuários. Os oficiais da GMD e o prefeito do município, Murilo Zauith, comemoram a iniciativa e reafirmam que a Guarda de Dourados é referêncial nacional.

“Essa estrutura é de grande ajuda para nossa contribuição no trabalho de combate ao uso de entorpecentes, levando em consideração que muitos são utilizados em praças e espaços públicos. Esse projeto deixa nossa estrutura de monitoramento ainda mais eficaz, tanto com as câmeras quanto com as viaturas que garantem mais mobilidade”, afirma o comandante da GMD, João Vicente Chencarek.

O programa “Crack, é possível vencer” também conta com uma central de atendimento chamada Ligue 132, para orientar usuários e familiares de dependentes químicos. As ligações são gratuitas