Idoso teve aparelhos desligados 

A família do procurador aposentado José Kangussu Filho, de 87 anos, reclama de constrangimento enfrentado na tarde desta sexta-feira (22) na sede do  (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), em . De acordo com o filho do idoso, Paulo Kangussu, José é acamado e já não anda, porém, mesmo diante das limitações, teve de ser levado até o Tribunal para poder revalidar o recebimento de sua aposentadoria.

O filho afirma que o procurador aposentado faz uso de sondas e aparelhos cerebrais e que, para o transporte, foi preciso que a família desligasse os aparelhos do idoso. “É absurdo o que estão fazendo com meu pai. Tive que tirar ele da cama, desligar os aparelhos pra vir aqui fazer isso”, relata.

No Tribunal, Paulo disse que foi informado pelos recepcionistas do local que este seria o procedimento comum para que o serviço pudesse ser realizado.

Em resposta, a assessoria de comunicação do TCE informou que o regulamento da Previdência prevê que em caso de limitações, o serviço pode ser agendado, em seguida, um funcionário vai até a residência do aposentado ou pensionista para revalidar a pensão.

O TCE cedeu espaço físico para que fosse realizado o recadastramento dos segurados vinculados ao MSPREV, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública.

O censo irá atualizar e consolidar o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de , um sistema unificado que contém as informações previdenciárias de todos os servidores públicos do país.

O segurado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou benefício bloqueado ao término do recenseamento.

No caso de doença que impossibilite locomoção por todo o período do censo, deverá solicitar agendamento de visita domiciliar pelo telefone 3323-7356