Recurso está atrasado e cirurgia eletivas continuam suspensas

Gestores das administrações municipal e estadual divergem sobre a responsabilidade a respeito do atraso referente ao repasse mensal da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Enquanto o prefeito Alcides Bernal (PP) afirma que o pagamento está atrasado porque o Estado não repassou o dinheiro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se defende e diz que o valor já foi entregue à Prefeitura, que tem a gestão plena do hospital. 

Durante agenda pública, na manhã desta segunda-feira (31), Bernal atribuiu o atraso ao governo do Estado. “A parte da Prefeitura estamos repassando corretamente, mas  o Governo do Estado não está fazendo sua parte”, declara.

O prefeito disse ainda que enviará um oficio para o governo cobrando o  repasse que deveria ser pago até o quinto dia útil.

“Nós repassamos R$ 230 milhões para Santa Casa anualmente. O maior repasse é do município. O Estado precisa fazer parte dele e não está fazendo. Nós enviamos ofício e entramos com uma ação, pedindo que  cumpra seu papel e forneça dinheiro que é do município”. 

O governador, por sua vez, garante que está em dia com o pagamento. “Isso não é verdade. As responsabilidades do Estado estão todas em dia, quem está com atraso é a prefeitura. Temos total controle das transferências que devemos fazer. A gestão da saúde na Capital é de responsabilidade plena do município, o Estado apenas repassa à prefeitura valores correspondentes”, defende. 

Na última quinta-feira (27), o hospital suspendeu as cirurgias eletivas por conta do atraso no pagamento. Conforme a assessoria de comunicação da Santa Casa, por dia são realizadas em média 50 cirurgias eletivas. O procedimento foi interrompido e não há previsão para que seja retomado. Apenas cirurgias de urgência são realizadas. 

Quanto ao repasse, a assessoria de comunicação do hospital confirma que o pagamento não foi efetuado. Na última sexta-feira (28), a direção do hospital se reuniu com o prefeito e o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, a fim de discutir o assunto. A promessa foi de que o repasse seja concluído ainda nesta segunda-feira.