Projeto vai atender estudantes das zonas rural e urbana 

Para estimular desde cedo o espírito empreendedor, o programa “Educação Empreendedora”, do Sebrae, que desenvolve ações em diversas cidades do Brasil, chega a Itaquiraí – cidade distante a 404 quilômetros de Campo Grande – com diversas ações.

Na primeira etapa da iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, 200 professores da rede pública recebem durante uma semana treinamento com especialistas sobre a cultura do empreendedorismo.

A previsão é que estes profissionais comecem a disseminar o conhecimento já na semana seguinte à capacitação, com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a mais de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano de escolas municipais; deste total, metade deles estudantes do Assentamento Santa Rosa, localizado a 80 km de Itaquiraí.

O programa Educação Empreendedora possui em seu portfólio oito produtos de educação voltados para crianças, jovens e adolescentes, além de professores. As metodologias são aplicadas dentro da grade escolar ou como atividade complementar, variando de acordo com a disponibilidade de cada instituição de ensino.

“Ampliam-se as possibilidades de criação de negócios próprios ou mesmo de consolidação de uma postura empreendedora que ajudará na inserção no mercado de trabalho”, explica a analista técnica do Sebrae/MS, Patrícia Pereira, gestora do programa em Mato Grosso do Sul.

Ao final do curso serão realizadas Feiras do Jovem Empreendedor onde os trabalhos serão expostos de forma a incentivar o empreendedorismo dos alunos. As feiras também são uma maneira de aproximar a escola aos pais e comunidade promovendo a sua participação na formação de cidadãos.

E os trabalhos serão expostos de forma a incentivar o empreendedorismo dos alunos. As feiras também são uma maneira de aproximar a escola aos pais e comunidade promovendo a sua participação na formação de cidadãos.