Deficientes realizam ‘Sentindo na Pele’ para conscientizar população

Ato foi na Praça Ary Coelho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ato foi na Praça Ary Coelho

Neste dia 03 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído e outubro de 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em celebração a data, deficientes de Campo Grande fizeram um “sentindo na pele”, nesta manhã de sábado. Além disso distribuíram panfletos falando da importância do respeito aos deficientes e falavam sobre o não cumprimentos de suas leis.

O trabalho de conscientização foi organizado pelo movimento “Esssa vaga não é sua, nem por um minuto”, com a primeira edição do “Sentindo na Pele”. Segundo o coordenador do movimento, David Marques, 36 anos, o objetivo é fazer com que os não deficientes tenham noção de como é a vida de quem tem alguma deficiência e assim pensar antes de burlar alguma regra que afeta os direitos deles. O ato foi na praça Ary Coelho, das 8h às 11h.

“A nossa ideia foi de de fato fazer as pessoas que não tem alguma deficiência sentir como vivemos e como são os obstáculos. Algumas pessoas colocaram vendas e andaram como pessoas com deficiência visual e algumas andaram de cadeira de roda. Acho que só assim para que pensem antes de estacionar em uma vaga destinada a nós, por exemplo”, disse Marques, que é cadeirante e relatou ter ficado deficiente após acidente em mergulho há 18 anos.

De acordo com David cerca de 50 pessoas, entre cadeirantes, deficientes visuais e outras deficiências, assim com não deficientes participaram da ação. Ele chamou a atenção para que as pessoas que tem alguma deficiência, física ou não, faça seu cadastro para que as estatísticas sejam mais corretas e as leis mais abrangentes.

David disse que são cerca de 200 mil deficientes em Campo Grande.

Data

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

Considerando a magnitude e a amplitude do tema, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – Conade deliberou realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, entre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.

Essa campanha visa favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades.

Neste 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, diante do tema escolhido pelas Nações Unidas, o Conade está lançando um filme sobre acessibilidade, que em sua proposta e abrangência, tem a finalidade de ampliar o conceito e oferecer a consolidação e disseminação de valores.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros