Cratera ‘engolindo’ balneário de Bonito resgata polêmica sobre ação de mineradora

 ‘Futuro’ do atrativo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 ‘Futuro’ do atrativo

Uma imagem área feita por um fotógrafo de Bonito, com auxilio de um drone, mostra as dimensões da exploração de calcário bem ao lado do Balneário Municipal da cidade. A foto ganhou repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos sobre o ‘futuro’ do atrativo, caso a mineradora continue no local.

“Traduzindo, em poucos anos o Balneário Municipal e o famoso Rio Formoso serão destruídos por completo se ninguém fizer nada”, escreveu um morador da cidade.

“Se continuar assim adeus ‘galinha dos ovos de ouro’. Em pouco tempo tudo vai acabar e é uma pena. O balneário municipal é o único lugar que os bonitenses têm para se divertir. Os outros lugares turísticos são pagos e a maioria não tem condições de frequentar”, destacou uma jovem em outro comentário.

A imagem ainda levantou outros questionamentos, como uma possível degradação de nascentes, que poderiam influenciar diretamente no funcionamento de alguns atrativos as margens do Rio Formoso. “Sem contar às explosões que dá na nascente do Aquário, que fica 100 metros em linha reta. E se de repente fecha um conduto dela? Acaba a nascente do balneário Baía Bonita!”.

Também nos comentários, alguns moradores destacam a legalidade da exploração, afirmando inclusive que ‘depois de anos’, a mineradora deve sair do local e levar a atividade para a cidade de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai.
“Gente, eu dou assistência no calcário e eles estão mudando para o tupã. Lá vai ser o lugar de tirar calcário. Estão aí com os dias contados”, afirma uma empresária da cidade.

A informação é reforçada por um médico, que destaca a importância do local na geração de empregos e levanta outra polêmica; uma possível povoação as margens do Rio Formoso que pode levar a degradação do rio.
“Já foram feitos inúmeros estudos sobre a situação do Calcário e nunca se comprovou qualquer impacto sobre o rio, ao contrário da grande quantidade de mini balneários que estão surgindo em áreas de preservação, com também inúmeros acessos ao rio, casas próximas às margens sem esgoto, formando verdadeiras povoações em áreas do

Formoso e afluentes, sem fiscalização! O Calcário, ao contrário, é fiscalizado e já tem até prazo para encerrar suas atividades, além de ter por muitos anos dado empregos e recolhido rigorosamente seus impostos. Sem dúvida a época atual já não combina com uma atividade extrativista naquela região, que é um santuário ecológico e isso motivou o compromisso do fechamento e mudança das atividades para Bela Vista MS, que ficará com esses empregos. Meu comentário visa apenas ajudar a direcionar o foco para a proteção do Formoso contra essa verdadeira ‘balnearização’ desenfreada e sem nenhum controle da fiscalização”, frisou.

A mineradora foi procurada, mas até o fechamento desta reportagem, não respondeu aos questionamentos e também não informou prazos para uma possível mudança. A promotoria de Meio Ambiente da cidade também nem se manifestou até o momento.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

refis
Jogo do 'tigrinho'