Pessoas iludidas com a mentira têm ido até o hospital

Uma suposta “corrente do bem” que corre grupos de Whatsapp tem transmitido a falsa informação sobre doação de leite em pó no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), em Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande. O interesse de pessoas iludidas com essa mentira forçou a instituição a divulgar nota de esclarecimento.

“Em função de mensagem que vem sendo compartilhada em aplicativos de celular e em redes sociais, sobre a suposta doação de latas de leite em pó para recém-nascidos por parte do ‘Núcleo de Alergia’, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vem a público esclarecer que a informação é falsa e que não há, nem nunca houve, tal procedimento por parte da instituição”, divulgou o hospital.

Segundo a instituição, pessoas procuraram o hospital na manhã de quarta-feira (24) “em busca das doações e foram devidamente orientadas por colaboradores do Setor de Hotelaria Hospitalar sobre a falsidade da divulgação”. “O HU-UFGD não possui um setor denominado ‘Núcleo de Alergia’ e não é autorizado a realizar doação de itens adquiridos com dinheiro público”, ressaltou.

MENTIRA REPETIDA

Essa mensagem que circula em grupos de Whatsapp é uma mentira repetida a cada seis meses, pelo menos. Em novembro do ano passado, houve boato rigorosamente igual, o que ocasionou a ida de pessoas interessadas na falsa doação até o HU.

“A veiculação de mensagem similar já ocorreu anteriormente, inclusive, atingindo outros hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a qual o HU-UFGD é afiliado. A orientação é que não se compartilhe tais informações sem antes checar sua veracidade, pois acarreta transtornos tanto à equipe das instituições de saúde como à população, que é induzida ao equívoco”, pontua a instituição.

Para esclarecer o fato, o HU-UFGD também divulgou a falsa mensagem na íntegra, como forma de dar às pessoas conhecimento prévio da mentira que pode continuar a ser divulgada. “Pessoal, se algum de vocês conhecer quem precise do Leite Nan soy. O núcleo de alergia do HU (Hospital Universitário) tem várias latas pra vencer no mês de dezembro. Vamos divulgar pra chegar nas mãos de quem precisa e assim evitar tal desperdício. Peço que repassem aos seus amigos e grupos. Desde já agradeço a atenção. Contato: Rennan Adriano (número de telefone suprimido). Por favor compartilhem. Talvez vc (sic) não precise mais (sic) outras pessoas sim”, consta na mensagem falsa.