Cooperativa diz viagens em vans vão continuar mesmo com decisão da Justiça

Agepan também vai recorrer de decisão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Agepan também vai recorrer de decisão

As viagens intermunicipais em vans e micro-ônibus devem continuar sendo realizadas normalmente. É o que garante Magna Ajala, presidente da Cooptrapte (Cooperativa e Sindicato dos Proprietários de Transporte de Passageiros Fretamento Turismo Especial e de Entregas Expressas), uma das duas cooperativas que operam os serviços no Estado. 

Sentença do dia 14 de setembro, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, suspendeu a portaria nº 27 da Agepan (Agência Estadual de Regularização de Serviços Públicos do Mato Grosso do Sul) que autoriza a exploração dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal a veículos com lotação de até 20 passageiros. A alegação é falta de licitação para a autorização.

De acordo com a presidente, a cooperativa já esteve na Agepan e o entendimento do órgão público e da cooperativa é o mesmo. A decisão é com relação à uma portaria interna da Agepan, de 2011, e por isso, não afeta o transporte e os passageiros. 

“É a decisão é sobre como a Agepan regulamenta, ou seja uma portaria interna, que já sofreu várias alterações. O transporte de passageiros vai continuar e a Agepan que vai entrar na Justiça. Agepan não permite concessão à pessoa física. Enquanto não tiver licitação, é permitido a Agepan disciplinar a concessão. Quando houver a licitação, vamos participar como todo mundo”, explica.

Conforme Magna, vários passageiros estão preocupados com a possibilidade de ficar sem o transporte. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3028-4020

A Agepan informou que vai recorrer da decisão que suspendeu a portaria n°27 que disciplina o transporte intermunicipal de passageiros em vans e micro-ônibus. “O entendimento é que a legislação permite à Agência Reguladora a delegação de exploração do serviço pelo instrumento de Autorização, desde que se enquadre em casos específicos. Uma dessas possibilidades, expressa no decreto que regulamenta o transporte intermunicipal de passageiros (Decreto 9.234/98) é a “ exploração de linha, por interesse público, em período anterior à concorrência para sua concessão”, diz o comunicado do Governo do Estado.

Conteúdos relacionados

chuva