Cotidiano

Concurseiros enfrentam alta concorrência em busca de vagas para Assembleia de MS

Informações oficiais foram divulgadas em julho

Midiamax Publicado em 25/09/2016, às 12h15

None
Fotos: Cleber Gellio/Midiamax

Informações oficiais foram divulgadas em julho

Ocorre neste domingo (25) o primeiro concurso da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), sendo de manhã para ensino médio e a tarde para ensino superior. Ao todo são 18.040 inscritos para 21 vagas. Dentre os participantes entrevistados pela reportagem a maioria deixou claro que não estudou especificamente para a prova. As informações principais, como salários e números de vagas forma divulgados a pouco mais de dois meses, no mês de julho.

“Esta é a terceira vez que eu presto um concurso e estou com boa expectativa. Trabalho como vendedor e faço o curso de direito. Sem duvida concurso é sinônimo de instabilidade. Não tive tempo de me preparar com cursinho, mas vamos ver o que dá. O que eu não imagina era essa quantidade de pessoas”, disse Claudio dos Santos, 34 anos.

Daniel Rudis, 40 anos, também estudante de direito, relatou que esta é a sétima vez aproximadamente que ele presta um concurso e estava no aguardo. “Eu não costumo me preparar tanto, por falta de tempo, mas para este eu me preparei um pouco mais por que me interesso pelo trabalho na assembleia”.

Franciely Amorim, 20 anos, esta fazendo a prova para ver como funcionar. “Eu nunca fiz concurso e resolvi fazer para ver como funciona, tanto que nem fiz cursinho”, disse ela, que trabalha como recepcionista e é estudante de direito.

Atrasados

Como ocorre com frequência em provas de concursos, teve alguns que chegaram até às 8h32 e o horário marcado para fechar o portão era às 8h30. Um coordenador de um dos locais de prova, localizado na Avenida Ceará, foi até o lado de fora verificar se tinha gente chegando.

Ele perguntou para varias pessoas que estavam nas proximidades se iriam fazer a prova e nessa alguns estavam vindo correndo e então ele dizia, “não precisa correr, só aperta o passo”. Ele chegou a esperar descer pessoas de um ônibus que se aproximava e ai sim fechou o portão às 8h32, mostrando o horário para que estava na frente apensa aguardando.

Sem documento

Um rapaz de 18 anos , que preferiu não se identificar, disse que entrou e percebeu que não havia levado seu documento com foto, o que é obrigatório. Dessa forma ele não foi autorizado ficar para fazer a prova. Ele portava todo um “lanchinho” e água para as quatro horas de prova. O mesmo disse que havia se preparado por dois meses para esta data.

Outro fato que chamou a atenção foi do estudante George Gabriel, de 19 anos. Ele estava do lado de fora no aguardo do irmão Henrique Gabriel, de 18 anos. Segundo ele, ambos moram em Rio Negro e vieram direto da fazenda para o irmão participar do concurso e ano final irão voltar direto para casa.

Concurso

Este é o primeiro concurso da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). São 80 vagas do Quadro Permanente de Pessoal. A responsável pela montagem das provas, edital, logística e segurança do certame é a FCC (Fundação Carlos Chagas). As provas serão realizadas para os inscritos no nível médio pela manhã e a tarde para os que concorrem aos cargos de nível superior.

No período da manhã, irão realizar as provas os 13.079 candidatos aos cargos de nível médio. No total, 687 fiscais e 44 coordenadores estarão envolvidos nos trabalhos. O horário de apresentação é às 8h (horário de MS) e os portões serão fechados às 8h30. A duração das provas é de quatro horas.

À tarde, 231 fiscais e 21 coordenadores irão acompanhar a realização das provas pelos 4.961 inscritos que disputam uma vaga entre os cargos de nível superior. Os candidatos deverão comparecer aos locais de provas às 14h (horário de MS). Os portões serão fechados às 14h30 e todos também terão quatro horas para concluir as provas.

Será conferida a identificação dos candidatos mediante a apresentação de documento de identidade e cópia manuscrita de frase que consta das instruções da capa do caderno de questões, para posterior exame grafotécnico.

É importante levar o Cartão Informativo, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato. Quem não recebeu o cartão do candidato ou tiver dúvidas deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato da FCC, pelo telefone (11) 3723-4388 ou consultar o site da instituição

O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul). Não será permitida a utilização de lápis, lapiseira, marca texto ou borracha. A FCC recomenda ao candidato não levar qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (telefone celular, notebook, tablets, smartphones ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares e fones de ouvido.

Caso seja necessário portar algum desses aparelhos eletrônicos, estes deverão ser acondicionados, no momento da identificação, em embalagem específica a ser fornecida pela Fundação Carlos Chagas, devendo a embalagem, lacrada, permanecer embaixo da mesa/carteira durante prova. Qualquer aparelho eletrônico deve permanecer desligado, ainda que os sinais de alarme estejam nos modos de vibração e silencioso. É aconselhável que os candidatos retirem as baterias dos celulares, garantindo que nenhum som seja emitido, inclusive do despertador, caso esteja ativado.

Antes de decorrida uma hora do início das provas não será permitida a saída do candidato do local, sob pena de eliminação do certame. Por medida de segurança do certame poderão se utilizados, a qualquer momento, detectores de metais nas salas de provas, aleatoriamente selecionadas, e em qualquer das dependências dos locais de realização do concurso.

A candidata lactante que necessitar amamentar durante os testes poderá fazê-lo em sala reservada, desde que o requeira. Durante o período de realização de prova a criança ficará em ambiente reservado acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro), indicado pela candidata. Nos horários previstos para amamentação, a lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal. Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.

Ao todo, 18.040 pessoas se inscreveram ao concurso da ALMS, sendo 148 candidatos com deficiência, 595 negros e 37 indígenas, para os 21 cargos distribuídos entre nível médio e nível superior. A divulgação do gabarito e das questões das provas objetivas deverão estar disponíveis no site da FCC dia 28 de setembro.

No dia 4 de novembro deverá ser publicado o resultado preliminar das provas objetivas. Recursos poderão ser apresentados nos dias 7 e 8. Dia 18 deverá ser publicado o resultado definitivo da prova objetiva, para todos os cargos, e a convocação para entrega de títulos, para os cargos de nível superior. A publicação do resultado final, para os cargos de nível superior, está prevista para o dia 27 de dezembro. Para o nível superior, o salário é de R$ 4.566 e para nível médio, R$ 2.790, calculado com base na média salarial dos servidores do Legislativo local, mais adicionais.

Jornal Midiamax