Ação em Campo Grande é a 1ª da etapa nacional

A 1ª etapa nacional da Corrida Contra a Corrupção, que acontece nesta domingo (17), em Campo Grande, teve cerca de 2 mil inscritos. A etapa da corrida, de 5 km e 10 km contou com 1,6 mil inscrições, já a caminhada teve 300 inscritos. Os números, para o delegado Denis Colaris, de Dourados, representa o sucesso do evento e a conscientização das pessoas da necessidade de lutar contra a corrupção.

O evento que começou às 7 horas da manhã objetiva promover a autonomia da Polícia Federal (PF) contra a corrupção e apoiar a saúde e o bem-estar das famílias. A ação, na capital sul-mato-grossense, é promovida pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

A autonomia orçamentária, administrativa e funcional da Polícia Federal são os temas principais que a PF quer por em pauta com a corrida. O delegado Denis Colaris explica que Campo Grande sedia o primeiro evento do país e que outras capitais devem aderir à campanha. “Campo Grande deu o pontapé para a etapa nacional da Corrida contra a Corrupção. Nós da Policia Federal estamos lutando pela autonomia orçamentaria e financeira da PF. Têm coisas que não tem como aceitarmos. Há três anos ninguém recebe o adicional de fronteira, que foi prometido. Merecemos autonomia Cerca de 2 mil pessoas participam da Corrida contra a Corrupção na Capitaltambém para trabalhar”, critica, pontuando que atualmente o diretor-geral da Policia federal não tem mandato fixo.

O evento tem opções de corrida e caminhada, além de percurso especial para crianças. O percurso para jovens acima de 16 anos é de 10 km, com largada em frente a Praça do Rádio, na Avenida Afonso Pena, retornando em frente ao CIGCOE, nos altos da Avenida Afonso Pena. A corrida de 5 km para jovens acima de 14 anos e adultos, a saída também será em frente a Praça do Rádio e o retorno em frente ao Shopping Campo Grande.

Para pessoas não adeptas a modalidade de corrida há opção de 3 km de caminhada, para todas as idades, com saída da Praça do Rádio e retorno em frente a sede do MPF (Ministério Público Federal), na Avenida Afonso Pena. Para as crianças há a corrida de 500 metros que acontecerá na Praça do Rádio.

Os prêmios são em dinheiro e variam de R$ 200 a R$ 1 mil, do 1º ao 5º colocado, além de troféus nas modalidades corrida geral, masculino e feminino.

Cerca de 2 mil pessoas participam da Corrida contra a Corrupção na CapitalCorrupção

O Brasil é o 76º colocado no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo, segundo estudo divulgado em março deste ano pela ONG Transparência Internacional. A ONG elenca o escândalo na Petrobras, os problemas na economia e o crescimento do desemprego como alguns motivos para a deterioração do Brasil no ranking. O país divide a 76ª posição com mais seis nações: Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia.