Uniformes também já foram comprados

As escolas estaduais começaram a receber nesta terça-feira (5) os kits escolares que serão entregues aos alunos. Neste ano, duas escolas estaduais de Campo Grande vão oferecer ensino em tempo integral.

De acordo com a secretaria estadual de educação Maria Cecília Amendola foram adquiridos 300 mil kits escolares e 600 mil uniformes para serem distribuídos em 365 escolas. A expectativa da secretária é de que neste ano, nenhum aluno deixe de receber os materiais no começo do ano letivo, ao contrário do ano passado, quando os estudantes só foram receber os materiais em maio.

“Tudo que é planejado tem menos possibilidade de errar. Os números são baseados no censo do ano passado”, diz. “No ano passado, não tinha nada planejado e demora até três meses para definir”, completa a secretária. Embora já tenham sido comprados, os kits ainda está chegando às escolas. De dois a três caminhões devem chegar a cada dia. A verba para a merenda dos alunos também já está disponível às escolas.

Cada kit é composto por materiais de uso no dia-a-dia como caderno, canetas, lápis de cor e borracha, adequados à faixa etária dos alunos.  

O regime integral já era oferecido, mas no esquema de atividades extracurriculares no contra turno. Agora, o ensino oferecido será o regular nos dois turnos, das 7 às 16h30, com três refeições.

O ensino em tempo integral será oferecido nas escolas Emanuel Bonifácio, no Jardim Tarumã e na Waldemar de Barros, na Moreninha. Na primeira escola serão oferecidas vagas na 8ª e 9 ª série do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Na segunda escola, serão oferecidas vagas no 1º e 3º ano do ensino médio. A média é de 300 vagas disponíveis em cada escola.

A expectativa da Secretaria Estadual de Educação é de ampliar o projeto em 2017 para outras escolas de Campo Grande e do interior. “Estamos desde fevereiro estudando e os professores foram capacitados  em setembro”, diz a secretária. 

O ano letivo tem previsão de ser iniciado no dia 15 de fevereiro.