Governo promete duplicação no trecho em abril

A avenida Dr. Euller de Azevedo, que passa em frente a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e ao Detran-MS (Departamento de Trânsito de MS) e dá acesso a MS-080, tornou-se um desafio diário para os condutores, principalmente para os novatos, que ainda estão começando a vida no trânsito. A exemplo do que ocorre pela cidade toda, os buracos estão espalhados pelo trecho, que tem promessa de duplicação pelo Governo do Estado para abril deste ano.

Enquanto isso, quem passa por ali contabiliza prejuízos.O dono de uma borracharia na rua Ernesto Fiori, paralela à avenida, explicou que o movimento aumentou tanto nos últimos meses, que ele tem até ‘dó’ de usar a situação a seu favor e elevar o preço do serviço. “A gente fica com pena dos motoristas, porque essa buraqueira prejudica todo mundo. Eu mesmo já perdi um pneu esses dias”, disse José Ferreira Silva, de 71 anos.

O aposentado também destacou que sua maior clientela são os condutores de autoescola, já que a avenida é o acesso mais rápido para o Detran. “Os instrutores também reclamam muito, falam que é bem complicado ensinar os alunos com a pista nessas condições”, finalizou.

Cleiton afonso, de 27 anos, que trabalha em uma chiparia na mesma rua, também reclamou das condições da via, não apenas pelos buracos, mas pela falta de sinalização, principalmente para os pedestres. “A situação está tão critica que parece até comédia. Esses dias três carros estouraram os pneus no mesmo buraco, um atrás do outro. E os estudantes também reclamam muito da sinalização. Porque tem horas que alguns ficam um tempão para atravessar a pista”, detalhou.

Para o rapaz, o recapeamento da via e redutores de velocidade, ou mesmo semáforos, resolveriam o problema e diminuiria o risco de atropelamentos, como aconteceu com Andino Martins Pereira, de 58 anos, no dia 3 de janeiro. Segundo registro policial, ele foi atingido pelo veículo Volkswagen Gol, conduzido por um homem de 35 anos, no momento em que tentou atravessar a rua. “Na época o motorista disse que ele entrou na frente do carro do nada, mas algumas pessoas que viram o acidente contaram que o cara tentou desviar de um buraco e jogou o carro para cima dele”, disse.

O governo do Estado já havia divulgado o projeto de duplicação da via e nesta semana informou que para proporcionar maior celeridade na execução da obra, o projeto foi divido em dois lotes executivos, com duas ou mais frentes de serviços. A primeira etapa está prevista para abril, onde deve privilegiar 2,50 quilômetros da pista, partindo da avenida Presidente Vargas.

O custo inicial para este trecho é de R$ 8.610.105,70 de recursos próprios. A Anfer Construções e Comércio Ltda., será a responsável pela obra.

No segundo momento, as obras de duplicação devem chegar até Anel Rodoviário Setor Leste, próximo ao Detran, melhorando mais 2 quilômetros da via. O valor estimado é de R$ 6.106.804,71. A empresa responsável por este trecho será a Construtora Industrial São Luiz S/A.

Ainda segundo o Executivo Estadual, as empresas estão preparando a documentação para formalizar a contratação.

Dilemas

As duas empresas ganharam a licitação após empresa antecedente ser desclassificada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). O resultado da análise das propostas foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 19 de outubro.

Pouco mais de um mês depois, a Agesul também desclassificou as duas empresas, alegando que no resultados de análise das propostas, as empresas apresentaram itens de custos unitários sem equipamentos, mão de obra, material ou transporte, não deixando explícito se os custos unitários contemplam os equipamentos e mão de obra necessários para a execução do serviço. A duas tinham direito a recurso. A publicação foi divulgada no dia 24 de novembro de 2015. A duas tinham direito a recurso.