Bancários farão assembleia

Os bancários farão assembleia às 18 horas, desta quinta-feira (6), para decidir se aceitam o reajuste de 8%, proposto pelos donos de bancos, e encerram a greve que já dura 31 dias.

Em , de acordo com presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Edvaldo Barros, a greve segue com 95% das agências estão sem atendimento, ou seja, 153 unidades paradas. 

Na última quarta-feira (5), o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). A nova proposta apresentada pelos bancos é de reajuste para 2016 de 8% + abono de R$ 3,5 mil, reajuste de 15% no vale alimentação; 10% no vale refeição; 10% no auxílio creche-babá. 

A negociação incluiu licença paternidade de 20 dias; centro de realocação e requalificação para preservação do emprego; e para 2017, um reajuste com base no INPC + 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas. A reivindicação da categoria foi de 14,78% de reajuste salarial, sendo que apenas 5% seria de ganho real. 

“Vamos fazer a avaliação na assembleia. Ainda não dá para saber como a categoria vai se posicionar. Mas estávamos há 12 anos com reajustes acima da inflação e dessa vez, permanece abaixo”, afirma o presidente do sindicato. Caso os bancários votem pelo fim da paralisação, a greve se encerra nesta noite mesmo. 

Os trabalhadores também garantiram na negociação, o abono total dos dias parados, mas que só vale se decidirem terminar a greve nesta quinta. 

Na última quarta, a greve igualou a marca da campanha de 2004, primeiro ano da mesa de negociações unificadas entre bancos públicos e privados. A greve mais longa da categoria na história foi em 1951, com 69 dias de paralisação.

Como enfrentar a greve

Para enfrentar a greve, a principal alternativa é o caixa eletrônico. Os equipamentos que estão nos bancos e em estabelecimentos comerciais disponibilizam os principais serviços como, saques, transferências, depósitos, pagamento de boletos, entre outros.Bancos propõem 8% de reajuste e greve pode acabar nesta quinta

Nos correspondentes Bancários são oferecidos serviços de empréstimos, saques, depósitos e pagamentos. Entre os correspondentes bancários estão 22 unidades dos Correios que realizam pagamentos de contas de consumo de água, luz, telefone, gás, títulos de boletos bancários e tributos. 

Nas Lotéricas é possível fazer desde pagamentos de boletos, água, luz, telefone, tributos, saques do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, depósitos de benefícios.