Sindicato diz que bancos estão fazendo abastecimento

Sem dinheiro. É assim que estão muitos caixas eletrônicos das agências bancárias de nesta sexta-feria (7). As unidades serão abertas hoje, às 11 horas, depois de 31 dias em greve, no entanto, quem tentou efetuar saque nesta manhã, não conseguiu concluir o procedimento. 

A Secretária-geral do Seebcg-MS(Sindicato dos Bancários de Campo Grande Mato Grosso do Sul e Região), Neide Rodrigues, diz que ainda não há informação oficial sobre o problema, porém, afirma que os bancos já estão se preparando para retomar o atendimento. “As agências devem estar se preparando”, declara.

Depois de 31 dias em greve, caixas ficam vazios e clientes não conseguem sacarO movimento grevista durou 31 dias e contou com diversas rodadas de negociação. A categoria iniciou o movimento pedindo 4,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), além de benefícios, recusaram a oferta no segundo dia de negociações.

Nessa quinta-feira (6), os bancários aceitaram proposta de de 8% + abono de R$ 3,5 mil, reajuste de 15% no vale alimentação; 10% no vale refeição; 10% no auxílio creche-babá; licença paternidade de 20 dias e centro de realocação e requalificação para preservação do emprego. 

O acordo também prevê reajuste com base no INPC + 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas para 2017. Os trabalhadores também garantiram na negociação, o abono total dos dias parados, mas que só vale se decidirem terminar a greve nesta quinta. Os serviços serão retomados hoje. A greve mais longa da categoria na história foi em 1951, com 69 dias de paralisação.