Festa do Divino Espírito é uma das tradições mais antigas de MS

O governador Reinaldo Azambuja recebeu na manhã desta quarta-feira (8), a Bandeira do Divino, no seu gabinete. A passagem das bandeiras em residências, estabelecimentos públicos e comerciais, faz parte da Festa do Divino Espírito, uma das manifestações culturais mais tradicionais de Mato Grosso do Sul.

O festejo católico é o mais antigo do estado e tem registros históricos de 138 anos de realização. No município de Coxim é realizada há 121 anos e, em Campo Grande, chega a sua 22ª edição. “E é muito importante pra nós cultivar essa tradição. Ano passado recebemos e agora estamos recebendo novamente. Sempre fazemos um pedido ao divino espirito santo, principalmente bençãos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

O padre responsável Micael Carlos Andrejzwski abençoou Azambuja. “Que o Senhor lhe dê muita paz e sabedoria para administrar o Estado, o que não deve ser uma missão muito fácil. A vida passa depressa e necessitamos ter um tempo para a espiritualidade”, disse.

No final, os presentes rezaram o Pai Nosso e Ave Maria, e fizeram a passagem debaixo da bandeira.

A Festa

As visitas a residências e estabelecimentos públicos e comerciais fazem parte da tradição do Divino e tem como objetivo abençoar o local e arrecadar donativos para a realização da festa.

A preparação começa antes da festa propriamente dita, no início do mês, com a troca de bandeiras com os festeiros de 2015, além de orações. Os “Foliões da Bandeira” – um violeiro, um sanfoneiro e um taroleiro – acompanham o Alferes no “Giro da Bandeira”, e passam de casa em casa, comércios e repartições públicas, levando as bênçãos do Divino.

Em cada visita, os foliões entoam uma música com diferentes mensagens, a anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas recebidas e a despedida da Bandeira.

O encerramento da 22ª Festa do Divino Espírito Santo de Campo Grande acontece no domingo (12), com o tradicional almoço nas dependências do Clube Recreativo da Funlec/Sedesc. Já em Coxim, a festa será entre os dias 15 e 24 de julho.