Evento terá palestras que remontam história do episódio

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizará às 14h desta quinta-feira (14) uma sessão solene em homenagem aos 150 anos da Retirada da Laguna. A sessão terá palestras sobre o fato histórico e conta com apoio de vários órgãos, como a Fundtur (Fundação de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado), o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Comando Militar do Oeste.

Durante a sessão, o presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), também recomendará a criação da “Comenda Coronel Pedro José Rufino”, um título em homenagem ao Coronel Pedro José Rufino, que teve grande importância durante a Guerra do Paraguai. O título deve ser entregue a homenageados escolhidos pela Secretaria Estadual de Cultura, que, de acordo com Mochi, tenham ajudado a consolidar a cultura e história de Mato Grosso do Sul.

História – Em 1984, o presidente paraguaio Solano Lopez adotou uma política de expansão dos territórios vizinhos e invadiu o sul do Mato-Grosso, hoje oeste, norte e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Brasil, Uruguai e Argentina, temendo perder o controle da Baia da Prata, via importante de escoamento da produção dos países, formaram uma tríplice aliança para combater o Paraguai. Cerca de três mil homens foram deslocados pelo Exército Brasileiro para a cidade paraguaia de Laguna.

Voltaram a Coxim apenas 700 homens, entre eles Visconde de Taunay, que narrou todo o episódio. A guerra terminou em 1970 com a derrota do Paraguai. 

Serviço – O evento está marcado para as 19h30, no Plenário Júlio Maia, é aberto ao público e imprensa. A Assembleia fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9, Parque dos Poderes.