Cotidiano

Acostumados com aperto, estudantes e trabalhadores comemoram 070 ‘menos lotada’

Duas novas linhas foram criadas para 'desafogar' o 070

Wendy Tonhati Publicado em 27/06/2016, às 11h34

None
e9ade366-a8a2-4749-b1a1-4828a4561036.jpg

Duas novas linhas foram criadas para 'desafogar' o 070

Muita gente comemorou e testemunhou um 'milagre' na manhã desta segunda-feira (27). A linha 070, que faz o Terminal  Bandeirantes – Terminal General Osório, estava 'menos lotada'. Teve passageiro que nunca havia conseguido seguir para o trabalho, em pleno horário de pico, sentado e dessa vez, foi confortavelmente em um dos bancos. Outros, ainda ficaram em pé, mas sem o tradicional empurra-empurra. O motivo, foi a criação de duas linhas para desafogar o percurso entre os terminais e que entraram em circulação nesta segunda.

Nos terminais, os usuários aprovaram a criação das duas novas linhas e disseram esperar maior rapidez no trajeto. Mesmo assim, segundo os campo-grandenses, dizem que ainda há muito o que melhorar no transporte público, uma vez que a tarifa é considerada alta: R$ 3,25. O Jornal Midiamax acompanhou o trajeto da linha 077, Terminal Bandeirantes-Shopping Campo Grande. Neste carro, o volume de passageiros foi bem menor do que o usual do 070. Já as linhas 078 e o próprio 070, continuaram com um fluxo considerável de passageiros. 

A bombeira civil Daniela Pereira da Silva, de 23 anos, disse que a mudança era muita boa, pois o 070 estava sempre lotado. “Com mais linhas, vai ajudar a distribuir melhor o número passageiros nos três ônibus. Eu pego o 070 todos os dias, e às vezes, optava por esperar o próximo ônibus por estar muito cheio”. 

A assistente administrativa Jane Aracy, de 58 anos, ainda não pegou as novas linhas, mas disse esperar que realmente desafogue a linha 070. “A passagem é super cara, não temos nenhum conforto, nenhuma segurança e os motoristas são mau humorados. Param como se tivessem deixando alguma carga. Espero que novas linhas possam trazer mudança”.

Guadalupe Vieira, de 20 anos, que é estudante, disse que sempre usa o 070 e que o ônibus estava sempre lotado, pois passa em vários pontos e diversas escolas e faculdades. “Com essas duas linhas, espero que otimize o tempo. O transporte publico precisa de muito mais. Além de aumentar o número de ônibus, tem de melhorar a qualidade do serviço”. 

A funcionária pública Suze Moreira, de 51 anos, ainda não pegou o ônibus, mas afirmou que as duas novas linhas vão ajudar bastante. “070 é sempre muito cheio, muitas vezes, tinha de ir em pé. Mas também precisa melhorar o serviço e a higiene dos ônibus”. 

O lavador Fernando de Cardoso, de 22 anos, embarcou na linha 078, no Terminal Bandeirante  e disse que muita gente ainda não estava sabendo da mudança. “Sempre pego o 070 e dessa vez, consegui vir sentado. Antes, levava 40 minutos até o Hércules Maymone, hoje foi menos de 30 minutos e não estava cheio”. 

Amanda Silva Almeida, de 19 anos, auxiliar administrativa, disse que a nova linha, que vai até Shopping Campo Grande e retorna passando pelo Hércules Maymone é boa, pois não havia ônibus neste percurso e ela acabava tendo que fazer uma baldeação. “Acho excelente o 078. Precisava de uma linha que fosse do Shopping para o Hércules Maymone. Antes tinha de ir à Ceará, ou até o Centro para fazer esse trecho. Agora, fica mais fácil e mais rápido. Sem contar que era muito lotado”. 

Os estudantes Gabriel de Oliveira, de 15 anos, e Awallas Augusto, de 18 anos disseram que além de aumentar o número de ônibus, seriam necessário, mais veículos articulados e melhorar a segurança do transporte público. “Tem muitos estudantes e trabalhadores que fazem esse trecho”, diz Gabriel. “O 070 estava sempre lotado e para quem tem de pegar de segunda a sexta, sempre tinha que ficar em pé”, diz  Awallas.

Jornal Midiamax